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Volta às aulas: inscrições para vagas remanescentes nas escolas públicas do DF abrem nesta quinta-feira

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Prazo é para alunos que não conseguiram se inscrever no processo regular. Estudantes têm até 21 de fevereiro para se cadastrar; lista de contemplados sai no dia 1ª de março.

Escola pública do Distrito Federal — Foto: Mary Leal/Secretaria de Educação

A Secretaria de Educação do Distrito Federal abre, nesta quinta-feira (18), o prazo para as inscrições nas vagas remanescentes em escolas públicas da capital. Interessados em estudar na rede de ensino, no ano letivo de 2021, têm até o dia 21 de fevereiro para se cadastrar.

As inscrições para a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio devem ser feitas pelo site da secretaria (veja abaixo o passo a passo). Já no caso da Educação de Jovens e Adultos (EJA), é necessário entrar em contato com as escolas, por telefone.

A vagas remanescentes são destinadas a alunos que, por algum motivo, não conseguiram se inscrever no processo regular, que ocorreu no fim do ano passado. “Estudantes que já estão matriculados em escolas da rede pública não poderão se inscrever”, explica a secretaria.

A lista dos contemplados será divulgada no site da Secretaria de Educação no dia 1º de março, a partir das 18h. Depois disso, os responsáveis pelos estudantes terão do dia 2 a 4 de março para confirmar a matrícula – essa etapa também vai ocorrer pela internet.

Passo a passo para inscrição online:

Primeiro, é necessário acessar o sistema de inscrição no site da Secretaria de Educação.
Depois, preencha o formulário com os dados pessoais do estudante. Neste momento é importante não colocar acento ou cedilha.
Após esta etapa, o candidato deverá marcar o campo com a série/ano pretendido para o ano letivo de 2021.
Logo depois, será necessário selecionar a opção da coordenação regional de ensino e a escola. O interessado pode dar até três opções de colégios.
Por fim, basta clicar em enviar. A inscrição será finalizada apenas se os dados informados estiverem corretos. “É importante conferir as informações antes de finalizar a inscrição e anotar o número de protocolo”, orienta a secretaria.

Ainda segundo a pasta, a inscrição não garante vaga na escola pretendida. A secretaria recomenda que o candidato informe o CEP da residência ou do trabalho dos pais ou responsáveis, porque caso não haja mais vaga no colégio para a qual o candidato fez a opção, ele será direcionado para a unidade mais próxima que tiver disponibilidade.

Documentos para matrícula

Apenas no dia 1º de março, a partir das 18h, o candidato vai saber se conseguiu a vaga ou não. Em caso afirmativo, os pais ou responsáveis terão até o dia 4 de março para confirmar a matrícula pela internet.

Para efetivar a matrícula, é preciso apresentar original e cópia dos seguintes documentos dos estudantes:

  • certidão de nascimento
  • CPF do estudante
  • duas fotos 3X4
  • comprovante de residência
  • comprovante de tipagem sanguínea e fator RH nos termos da lei distrital nº 4.379/2009
  • carteira de vacinação, conforme lei nº 6.345/2019
  • declaração provisória de matrícula ou histórico escolar
  • O responsável pelo aluno menor de idade também precisa apresentar, no ato da matrícula, os seguintes documentos pessoais:
  • RG
  • CPF
  • certidão de nascimento
  • CPF do estudante
  • duas fotos 3X4
  • comprovante de residência
  • comprovante de tipagem sanguínea e fator RH nos termos da lei distrital nº 4.379/2009
  • carteira de vacinação, conforme lei nº 6.345/2019
  • declaração provisória de matrícula ou histórico escolar
  • O responsável pelo aluno menor de idade também precisa apresentar, no ato da matrícula, os seguintes documentos pessoais:
  • RG
  • CPF

Muitas inscrições, poucas matrículas

Por conta das medidas de prevenção ao novo coronavírus, o processo de matrícula nas escolas públicas ocorreu pela internet.

Segundo a secretaria, dos 31.092 inscritos, apenas 11.212 confirmaram a matrícula na educação básica. Já na EJA, mais de dois mil candidatos fizeram a inscrição, mas só 267 asseguram a vaga.

A secretaria informou que esse número “não representa o total de estudantes já matriculados”. “Tendo em vista que o prazo terminou ontem, as confirmações feitas presencialmente ainda estão sendo inseridas pelas escolas no sistema informatizado da Secretaria de Educação”, explicou a pasta.

“A opção de procurar diretamente a unidade mediante agendamento foi dada aqueles que tiveram dificuldade para fazer o procedimento pela internet.”

 

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