Política

Apoio de Bolsonaro e estrutura do PL podem levar Fernando Rodolfo ao segundo turno em Caruaru, mostra pesquisa

Publicado

em

Pesquisa divulgada pelo Instituto França neste domingo sobre a corrida eleitoral de Caruaru, consolidou o cenário com segundo turno na Capital do Agreste. O prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), com apoio da governadora Raquel Lyra (PSDB), lidera o levantamento com 27,68% das intenções de voto. No segundo lugar, aparece o ex-prefeito Zé Queiroz (PDT), apoiado pelo presidente Lula (PT), com 18,42%, seguido pelo deputado federal Fernando Rodolfo (PL), nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que somou 10,83%.

De forma inovadora, o instituto adotou a metodologia de ligar o pré-candidato ao padrinho político. Com isso, o pré-candidato liberal apareceu à frente de nomes como Erick Lessa (Republicanos), que tem como padrinho político o ministro Silvio Costa Filho (Republicanos) e recebeu 8,22%; Toninho Rodrigues (MDB), filho do ex-prefeito Tony Gel (MDB), que somou 3,06%; e Armandinho (Solidariedade), apoiado pela ex-candidata a governadora Marília Arraes (Solidariedade), que figurou com 2,88%; e Michele Santos, nome do PSOL, que obteve 0,36%.

Tecnicamente empatados na margem de erro, que é de 4,4 pontos percentuais, Zé e Fernando tendem a protagonizar uma intensa disputa pela vaga no segundo turno contra Pinheiro. A estrutura do PL, que terá o maior tempo de propaganda eleitoral e maior fundo eleitoral entre os partidos, pode fazer a diferença para o deputado, enquanto o ex-prefeito não deve gozar do mesmo espaço, visto que não integra o PT, legenda de Lula.

O Instituto França ouviu 500 entrevistados em Caruaru entre os dias 20 e 23 de maio. Ao todo, 14,91% não souberam ou não responderam, enquanto 13,64% declararam voto nulo ou branco. O levantamento tem confiabilidade de 95% e margem de erro de 4,4 pontos percentuais.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile