Cidades

Vacinação contra sarampo: DF prorroga campanha para pessoas de 20 a 49 anos pela segunda vez

Publicado

em

Pacientes podem procurar postos até 27 de novembro. Cobertura da imunização na faixa etária é de apenas 7,7%.

Doses de vacina contra o sarampo — Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Arquivo/Secom/Divulgação

A campanha de vacinação contra o sarampo, para pessoas de 20 a 49 anos, foi prorrogada pela segunda vez no Distrito Federal. O prazo final, que seria nesta sexta-feira (30), foi prorrogado para 27 de novembro.

A baixa adesão ocorreu em todas as regiões do país, segundo o Ministério da Saúde. A taxa de imunização nacional nesta faixa etária ficou em 13%.

Após o encerramento da campanha nacional no fim de outubro, as vacinas continuarão acessíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Há contraindicação apenas para gestantes e imunodeprimidos.

Quem precisa vacinar?
Segundo a Secretaria de Saúde, a vacinação das pessoas de 20 a 49 anos, é recomendada “independentemente de quantas doses tenham sido registradas na caderneta de vacinação”. Trata-se de uma dose extra para garantir a proteção contra a doença.

“Todos indivíduos de 12 meses a 29 anos de idade precisam ter duas doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Os de 30 a 59 anos devem ter pelo menos uma dose”, diz a Secretaria de Saúde do DF.

Na capital federal, dos cinco casos positivos da doença registrados em 2020, quatro pessoas têm entre 20 a 49 anos, faixa etária da campanha.

O cenário no DF se assemelha ao nacional. De acordo com o último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado no dia 3 de outubro, houve 8.180 casos da doença em todo o país.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile