Cidades
Vacinação contra a Covid-19 de idosos com 69 a 71 anos começa nesta segunda-feira no DF
Atendimento para novo público-alvo inicia às 13h. Pessoas com 72 anos ou mais podem receber doses a partir das 8h; não é necessário agendamento.
Idosos com idades de 69 a 71 anos começam a ser imunizados contra a Covid-19 a partir das 13h desta segunda-feira (22), no Distrito Federal. Para pessoas com 72 anos ou mais, a imunização continua das 8h às 17h, em unidades básicas de saúde (UBS) e nos postos drive-thru.
Os contemplados nesta etapa da campanha não precisam agendar o serviço. Para ser atendido, basta comparecer a um dos 47 pontos de imunização (confira endereços abaixo).
O novo grupo prioritário foi definido no sábado (20), após reunião do comitê de vacinação da Secretaria de Saúde. De acordo com a pasta, 42.924 pessoas entre 69 e 71 anos devem ser imunizadas nessa etapa.
O público-alvo pode sofrer novas alterações esta semana. No domingo (21), o Ministério da Saúde autorizou que todas vacinas armazenadas para garantir a 2ª dose sejam utilizadas imediatamente. A Secretaria de Saúde disse que vai analisar a medida quando receber a orientação.
Já, a partir de sexta-feira (26), profissionais de saúde da rede privada e que atuam em diversas áreas começarão a ser imunizados. Esse grupo precisará agendar o atendimento a partir de quinta-feira (25), pelo site da pasta.
Serão vacinados profissionais que trabalham em:
- Consultórios
- Clínicas
- Laboratórios
- Farmácias
- Funerários
- Instituto Médico Legal (IML)
Imunização
DF recebe mais doses da vacina contra Covid-19 , em imagem de arquivo — Foto: SES-DF/Divulgação
A campanha de vacinação contra o novo coronavírus começou no dia 19 de janeiro no Distrito Federal. Segundo relatório da Secretaria de Saúde, divulgado neste domingo (21), 194.619 pessoas foram contempladas com a primeira dose.
Ainda de acordo com a pasta, 69.002 pessoas tomaram a segunda dose. A imunização para idosos na faixa etária de 72 a 73 anos começou na quinta-feira (18), após recebimento de 59,8 mil doses da CoronaVac. No sábado (20), a pasta recebeu outras 48,2 mil doses e ampliou o público-alvo para pessoas acima dos 69 anos.
Onde se vacinar no DF
Entre os postos de imunização espalhados no DF, há 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e outros seis locais estratégicos, como escolas e ginásios (confira). É preciso apresentar o documento de identidade e “é importante levar o cartão de vacina”.
Há ainda postos drive-thru, que funcionam das 9h às 17h. Não é preciso marcar um horário.
Os postos estão instalados nos seguintes endereços:
- Parque da Cidade, estacionamento 13
- Faculdade Unieuro, em Águas Claras
- Centro de Prática Sustentáveis do Jardim Botânico (DF-463, Avenida do Cerrado, Jardins Mangueiral)
- UBS 5 de Planaltina (Arapoanga – quadra 12 D, conjunto A, Área Especial)
- UBS 1 de Sobradinho I (quadra 14, Área Especial 22/23)
- UBS 2 de Sobradinho II (rodovia DF-420, Complexo de Saúde, Setor de Mansões ao lado da UPA de Sobradinho)
- UBS 2 do Guará (QE 23, lote C, área especial S/N, Guará II)
- UBS 1 do Riacho Fundo 1 (QN 9, área especial 11)
- UBS 5 de Ceilândia (QNM 16, módulo F, Ceilândia Norte)
- Policlínica Lago Sul, Setor de Habitações Individuais Sul, QI 21
- Shopping Iguatemi