Cidades
Vacina contra meningite: postos do DF imunizam adolescentes de 11 e 12 anos
Vacina meningocócica ACWY deve ser aplicada como reforço ou dose única. ‘Ela previne contra quatro tipos de meningite’, alerta Secretaria de Saúde.
Os postos do Distrito Federal estão aplicando a vacina meningocócica ACWY em adolescentes de 11 e 12 anos. Segundo a Secretaria de Saúde, a imunização previne contra quatro sorogrupos da meningite: A, C, W e Y.
Desde março de 2020, o Ministério da Saúde incorporou a vacina ao Calendário Nacional de Vacinação. Segundo a enfermeira da área técnica de imunização da Secretaria de Saúde, Fernanda Ledes, todos os adolescentes de 11 e 12 anos devem fazer a vacina, como reforço ou dose única.
“Mesmo que o adolescente tenha recebido a vacina meningocócica C, ele deverá receber a meningocócica ACWY, com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses”, diz Fernanda.
A enfermeira explica ainda que entre os sorogrupos com importância epidemiológica na distribuição da doença meningocócica, destacam-se seis: A, B, C, Y, X e W. “A ocorrência de cada sorogrupo da doença meningocócica varia conforme o país ou região no mundo. Por isso, é importante manter a situação vacinal atualizada”, diz ela.
O que é meningite?
Meningite é o nome dado às infecções que atingem as membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, chamadas de meninges. A doença é causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, fungos, vírus e alguns parasitas.
“Seja qual for o causador, todas as meningites são de notificação compulsória. Além disso, a doença é considerada endêmica, ou seja, os casos ocorrem durante todo o ano”, diz a Secretaria de Saúde do DF.
Segundo a enfermeira Fernanda Ledes, devido à sua gravidade, evolução rápida e potencial de causar epidemias, a doença meningocócica é tida como um problema de saúde pública. “A meningite também é uma importante causa de morbimortalidade no mundo, em especial nas crianças menores de cinco anos de idade”, explica a enfermeira.
“Em situações de surtos, a doença atinge também os adolescentes e adultos jovens, podendo levar à morte”, diz Fernanda.
Prevenção
A melhor forma de se prevenir contra a meningite é mantendo a caderneta de vacina em dia”, alerta a Secretaria de Saúde. Além da vacina meningocócica ACWY, há mais cinco delas que protegem contra diversos tipos de meningites:
Vacina meningocócica C conjugada
- Vacina pneumocócica conjugada 10 valente
- Vacina pentavalente
- Vacina BCG
- Vacina tríplice viral
Sintomas da meningite
Em bebês e crianças:
- Choro persistente
- Irritabilidade
- Recusa alimentar
- Inchaço na moleira]Reflexos anormais
Em adultos:
- Febre alta de início súbito
- Dor de cabeça
- Rigidez do pescoço
- Mal estar
- Náuseas e/ou vômitos
- Confusão mental
De acordo com a Secretaria de Saúde, como a evolução da doença é rápida, é preciso procurar um médico ao constatar os sintomas. “Cabe ao médico saber se o paciente está com a doença, o tipo de meningite e o melhor tratamento a ser adotado”, diz a pasta.
Como se transmite a meningite bacteriana?
Geralmente, as bactérias que causam meningite bacteriana (inclusive a meningocócica) se espalham de uma pessoa para outra por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Existem também bactérias, como a Listeria monocytogenes e da Escherichia coli, que podem se espalhar por meio dos alimentos.
Algumas pessoas podem transportar essas bactérias dentro ou sobre seus corpos sem estarem doentes. Essas pessoas são chamadas de “portadoras”. A maioria dessas pessoas não adoece, mas ainda assim pode espalhar as bactérias para outras pessoas.