Cidades

Vacina contra gripe: idosos do Guará são imunizados em casa

Publicado

em

Servidores visitam residências até sexta-feira (3). Parentes de idosos acamados podem agendar serviço por telefone.

Servidora aplica vacina contra a gripe em idosa, dentro do carro, no Distrito Federal — Foto: Breno Esaki / Secretaria de Saúde

As equipes da Unidade Básica de Saúde (UBS) 3, do Guara II, visitam idosos em casa para aplicar a vacina contra a gripe. Os atendimentos vão até a próxima sexta-feira (3) e a expectativa é atingir cerca de 140 pessoas.

Os primeiros atendidos são os moradores dos grandes prédios do Guará II. Depois, as equipes pretendem visitar os que moram em casas. Já a vacinação para as pessoas acamadas é feita pela Secretaria de Saúde por meio de agendamento pelo telefone 160.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, a vacinação de idosos, em casa, “por enquanto, é uma iniciativa da equipe dessa UBS”. Mas a pasta explica que a Região Centro-Sul – que compreende Candangolândia, Estrutural, Guará, Park Way, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I e II, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA) – estuda a possibilidade de ampliar o serviço para outras unidades.

‘Aplicar as vacinas e reduzir riscos’

Profissional da saúde prepara dose de vacina contra a gripe — Foto: TV Globo/ Reprodução

Segundo Vanusa Oliveira, gerente de Serviços de Atenção Primária à Saúde 3, do Guará, “é importante os gestores encontrarem novas formas de aplicar as vacinas e reduzir riscos durante esse período de pandemia do coronavírus”.

“A ideia é fazermos essa ação uma vez por semana.”

Até o fim da campanha, em 22 de maio, a Secretaria de Saúde vai imunizar outros grupos considerados prioritários (veja calendário abaixo). Mas os idosos continuam sendo atendidos em todos os postos.

Segundo o secretário de Saúde do DF Francisco Araújo, a capital recebeu do Ministério da Saúde 216 mil doses da vacina. O próximo lote está previsto para chegar em 7 de abril, mas secretário disse que já pediu a antecipação ao governo federal.

Os próximos grupos prioritários a receber a vacina contra gripe são:

  • Profissionais de saúde: a partir de 30 de março
  • Professores e profissionais de segurança e salvamento: a partir de 16 de abril
  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, doentes crônicos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós parto, população indígena e portadores de condições especiais: a partir de 9 de maio

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile