Cidades
Vacina contra gripe: campanha termina nesta terça; confira postos no DF
Dose é gratuita e deve ser tomada anualmente. De acordo com Secretaria de Saúde há 128 salas de imunização na capital.
A campanha nacional de vacinação contra a gripe termina nesta terça-feira (30). Moradores do Distrito Federal que fazem parte dos grupos prioritários (veja lista abaixo) e ainda não foram imunizados podem procurar os postos de atendimento.
A vacina é gratuita e deve ser aplicada anualmente. O atendimento ocorre das 7h às 21h, mas o horário é diferentes de acordo com o posto. Segundo a Secretaria de Saúde, há 128 salas de imunização na capital. Confira endereços no link abaixo:
A campanha de vacinação estava prevista para acabar em maio, mas foi prorrogada pelo Ministério da Saúde devido à pandemia do novo coronavírus. A vacina não protege contra a Covid-19, mas facilita o diagnóstico do vírus, já que elimina a possibilidade de contágio por outros tipos de gripe.
A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é imunizar 90% da população. Até a semana passada –, o número atingido entre os grupos de risco variava entre 44% e 60,8%.
Contraindicações
A vacina contra o vírus influenza é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática em doses prévias da vacina. “Contudo, na maioria dos casos, as vacinas contra influenza têm um perfil de segurança excelente e são bem toleradas”, afirma a Secretaria de Saúde do DF.
“Pacientes que têm alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados podem receber a vacina, contanto que ela seja administrada em ambiente hospitalar.”
Quem faz parte do grupo prioritário para a vacina ?
- Idosos (60 anos e mais)
- Trabalhadores da saúde
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- Caminhoneiros
- Motoristas de transporte coletivo
- Portadores de doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades) e outras condições clínicas especiais
- Pessoas privadas de liberdade
- Profissionais do sistema prisional
- Indígenas
- Adolescentes e jovens, de 12 a 21 anos, que cumprem medidas socioeducativas
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Gestantes
- Puérperas (até 45 após o parto)
- Pessoas com deficiência
- Adultos de 55 a 59 anos
- Professores de escolas públicas e privadas