Brasília

Vacina contra Covid-19: postos do DF param de aplicar 1ª dose; Saúde nega suspensão da campanha

Publicado

em

Funcionários de unidades disseram que têm vacinas apenas para segunda dose; idosos também relatam que não conseguiram imunizante. Governo diz que material está sendo aplicado ‘no público-alvo estabelecido, que está numericamente reduzido’.

Profissionais de saúde aplicam vacina contra Covid-19 no DF — Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Distrito Federal deixaram de aplicar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nesta terça-feira (23). Apesar de a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) afirmar que há estoque disponível e que a campanha continua, funcionários de UBSs afirmam que foram orientados a aplicar apenas a segunda dose, em pacientes que já receberam a inicial.

Também nesta terça, a Diretoria Regional de Atenção Primária à Saúde da região central, que inclui o Plano Piloto e outras áreas, afirmou que os postos não devem mais aplicar a primeira dose. A reportagem recebeu ainda relatos de pacientes que tentaram receber a vacina, mas foram informados que a campanha estava suspensa (veja mais abaixo).

Apesar dos relatos e documentos, a SES-DF afirma que “a aplicação da primeira dose (D1) não será suspensa. Elas estão sendo aplicadas no público-alvo estabelecido, que está numericamente reduzido”.

“Algumas faltas pontuais e localizadas são resolvidas com remanejamento de doses. A redução do quantitativo de vacinas da primeira dose é acompanhada pela redução também do público a ser vacinado”, diz a pasta.

Sem vacinas
Na UBS 1 do Guará, funcionários disseram à TV Globo que estão aplicando apenas a segunda dose da CoronaVac para quem tem a data prevista no cartão. A reportagem encontrou situação similar na UBS1 da Candangolândia e na UBS 1 do Riacho Fundo I.

Já na UBS 5 de Taguatinga Sul, o empresário Jair Magalhães afirma que não conseguiu vacinar a mãe, de 79 anos, e o pai, de 80 anos. Ele conta que, na segunda (22), procurou atendimento no posto drive-thru de Águas Claras e foi orientado a ir à UBS, já que no outro posto estava sendo aplicada apenas a segunda dose.

No entanto, ao chegar na UBS nesta terça, foi informado de que a aplicação da primeira dose estava interrompida no local (veja vídeo acima). Em conversa gravada por Jair, um funcionário da unidade afirma que a imunização “de fato está suspensa”.

“Recebi determinação [ao] meio-dia que a D1 não é mais para ser feita”, disse o profissional.

“É uma palhaçada. Meus pais nem estão saindo de casa e eu os levei até lá. [Os funcionários] não me falaram absolutamente nada. Tinha dose lá, mas disseram que não podiam aplicar a primeira dose”, reclama Jair.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile