Cidades
Vacina contra Covid-19: DF ganha dois novos postos drive-thru a partir desta segunda
Unidades serão instaladas no Gama e em Santa Maria. Secretaria de Saúde afirma que há 7,4 mil vacinas em estoque para primeira dose; previsão é que novo lote chegue na terça-feira (23).
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) anunciou, neste domingo (21), a abertura de dois novos postos drive-thru para vacinação contra Covid-19, a partir desta segunda-feira (22). As unidades serão instaladas no Estádio Bezerrão, no Gama, e na Administração Regional de Santa Maria.
De acordo com a SES-DF, os postos vão reforçar a aplicação da segunda dose do imunizante. Ao todo, há 12 unidades na capital (veja lista ao fim da reportagem). Para receber a segunda dose nos drive-thru, é obrigatório agendar o serviço, pelo site.
A aplicação da primeira dose também continua para idosos com 79 anos ou mais. Porém, de acordo com a pasta, há apenas 7,4 mil vacinas. Na última semana, o ritmo da campanha diminuiu e foram imunizadas diariamente, em média, 868 pessoas. A previsão é que mais um lote chegue à capital na terça-feira (23) (veja mais abaixo).
Agendamento
Os postos drive-thru funcionam das 9h às 17h. Para agendar o recebimento da segunda dose em uma das unidades, o paciente deve checar a data prevista para aplicação, que consta no cartão de vacina.
Chegada de vacinas
Apesar da previsão de chegada de vacinas na terça, a Secretaria de Saúde afirma que “não foi informada do quantitativo de doses que serão disponibilizadas para o Distrito Federal”.
“Somente após a confirmação do número de doses a serem recebidas será possível avaliar a ampliação do público-alvo. O estoque de seringas e agulhas está abastecido e não há risco de falta desses insumos para a vacinação”, diz a SES-DF.
Até este domingo, o DF havia recebido do Ministério da Saúde 204.060 doses de vacinas, sendo:
- 162.560 doses da vacina CoronaVac, que é produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac;
- 41,5 mil doses da vacina Covishield, desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford, com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca.
Ambas as vacinas são aplicadas em duas doses. No caso da CoronaVac, o prazo entre uma dose e outra varia de 14 a 28 dias. Já para a vacina AstraZeneca/Oxford, o intervalo é de até 90 dias.
Segundo a SES-DF, a orientação do Ministério da Saúde foi utilizar apenas metade das doses da CoronaVac, para garantir o suficiente para a segunda dose a todos os imunizados. Segundo a pasta, há 61.755 vacinas reservadas para esse fim.
Já no caso da Covishield, a pasta foi orientada a usar todo o estoque para a primeira dose, já que o intervalo é maior. Cerca de 5% do total de imunizantes recebidos são reservados tecnicamente para repor eventuais perdas.
Postos drive-thru
Confira a lista de postos drive-thru para vacinação contra Covid-19 no DF:
- Policlínica Lago Sul, Setor de Habitações Individuais Sul, QI 21;
- Centro de Práticas Sustentáveis do Jardim Botânico (DF-463, Avenida do Cerrado, Jardins Mangueiral);
- Faculdade Unieuro, em Águas Claras;
- UBS 5 de Planaltina (Arapoanga – quadra 12 D, conjunto A, Área Especial);
- UBS 1 de Sobradinho I (quadra 14, Área Especial 22/23);
- UBS 2 de Sobradinho II (rodovia DF-420, Complexo de Saúde, Setor de Mansões ao lado da UPA de Sobradinho);
- UBS 2 do Guará (QE 23, lote C, área especial S/N, Guará II);
- UBS 1 do Riacho Fundo 1 (QN 9, área especial 11);
- UBS 5 de Ceilândia (QNM 16, módulo F, Ceilândia Norte);
- Estacionamento 13 do Parque da Cidade;
- Administração Regional de Santa Maria;
- Estacionamento do Estádio Bezerrão, no Gama.
- Shopping Iguatemi