Cidades
Vacina contra Covid-19: após receber 26,2 mil doses da CoronaVac, DF planeja ampliar grupo prioritário
Metade do lote será reservada para aplicação da segunda dose, segundo Secretaria de Saúde. Pasta não deu detalhes sobre faixa etária contemplada.
O Distrito Federal recebeu mais 26,2 mil doses da vacina CoronaVac na manhã desta quarta-feira (3), segundo a Secretaria de Saúde (SES-DF). A pasta afirmou que “vai definir na tarde de hoje o novo grupo a ser imunizado”, entretanto, não deu detalhes sobre a faixa etária que será contemplada.
A previsão da secretaria é distribuir os imunizantes aos postos e hospitais a partir das 14h desta quarta-feira. Metade do lote, que equivale a 13,1 mil unidades, será reservada para os atendimentos de segunda dose.
Na semana passada, idosos com idades de 76 a 78 anos começaram a ser imunizados após a chegada de 25,5 mil doses (saiba mais abaixo). Ao todo, 143.007 pessoas foram vacinadas na capital desde o início da campanha, em 19 de janeiro.
Estoque
Até esta terça-feira (2), o DF havia recebido 240.560 doses das vacinas contra a Covid-19. Desse total, 173.560 doses, entregues em quatro remessas, foram da vacina CoronaVac, que é produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.
Da vacina Covishield, desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford, com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca, a capital federal recebeu 67 mil doses, em duas remessas. Cerca de 5% do total recebido é reservado tecnicamente para repor eventuais perdas.
Nesta semana, a União Química, que possui laboratórios em Santa Maria, no DF, informou que poderá produzir 8 milhões de doses por mês da vacina Sputinik V, desenvolvida pelo instituto russo de pesquisa Gamaleya. A fabricação, no entanto, depende de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A farmacêutica possui documentos pendentes para análise.