Com isso, a União Europeia tem garantida a compra de 600 milhões de doses da vacina contra covid-19 da Pfizer
Vacina contra covid-19 da Pfizer. (Dado Ruvic/Reuters)
A União Europeia (UE) concluiu um acordo com a BioNTech/Pfizer para aumentar de 300 milhões para 600 milhões o número de doses de seu abastecimento em vacinas contra covid-19 – anunciou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, nesta sexta-feira (8).
“Temos, atualmente, acesso a 300 milhões de doses da vacina BioNTech/Pfizer. A boa notícia agora é que acertamos com BioNTech/Pfizer para ampliar este contrato. Com o novo acordo, compraremos um total de até 300 milhões de doses a mais da vacina BioNTech/Pfizer”, disse Von der Leyen, em entrevista coletiva.
A UE fechou um pedido firme de mais 200 milhões de doses da vacina fabricada pela aliança do laboratório americano Pfizer com o alemão BioNTech, com a opção de 100 milhões de doses adicionais, detalha a Comissão Europeia em um comunicado.
Essas novas doses começarão a chegar no segundo trimestre de 2021.
Com isso, a UE tem garantida a compra de até 600 milhões de doses dessa vacina autorizada em 21 de dezembro, no momento em que a lentidão das campanhas de vacinação nos Estados-Membros do bloco é bastante criticada.
No total, a UE fechou contratos com seis fabricantes de vacinas, além da Pfizer/BioNTech: com a sueco-americana AstraZeneca, a americana Johnson & Johnson, o duo anglo-francês Sanofi/GSK, a alemã CureVac e a americana Moderna.