Quem tem a pele oleosa sabe o quanto pode ser difícil mantê-la sequinha e livre de cravos e espinhas quando as temperaturas começam a subir. No entanto, com a estratégia certa é possível controlar e contornar o problema para aproveitar o melhor do verão sem transtornos.
“O calor faz com que as glândulas responsáveis por produzir a transpiração entrem em produção excessiva a fim de manter o corpo numa temperatura mais baixa. Consequentemente, as que produzem oleosidade e sebo também aumentam com o calor, deixando a pele com aspecto de grude. Por ser composto de impurezas, óleos e sais, o suor aliado ao sebo entope os poros com resíduos, podendo causar espinhas e cravos”, explica a fisioterapeuta dermatofuncional Thaís Carvalo, da Onodera.
Acerte na proteção solar
Proteger a pele dos raios ultravioletas é essencial em qualquer fase do ano, e no verão isso não é diferente. O segredo, de acordo com a especialista, é escolher o produto certo: quem tem a pele oleosa deve utilizar fórmulas que controlem a oleosidade, como aquele em gel, oil-free ou gel-creme.
Hidrate!
É muito comum pensar que a hidratação é desnecessária quando a pele é oleosa, o que não passa de um mito e ainda pode causar ainda mais oleosidade – isso porque a pele tenta driblar o ressecamento produzindo mais óleo. “Durante a noite, as glândulas sebáceas começam a produzir sebo. O resultado é a superprodução de oleosidade com entupimento dos poros. Dê preferência a hidratantes oil-free, com ácido salicílico e glicólico na composição. Geralmente estes produtos têm absorção rápida e deixam a textura leve”, esclarece.
Ajuste a alimentação
Segundo a especialista, uma alimentação rica em gorduras, como frituras ou industrializados, é inimiga da oleosidade da pele – especialmente quando o próprio clima já a favorece. A dica é apostar em opções mais leves e saudáveis, como os alimentos ricos em vitamina C, que ajudam nas inflamações e no controle do óleo excessivo, e que não tragam mais toxinas ao organismo. Além disso, é preciso estar atenta à água, que deve ser ingerida em bastante quantidade para que você elimine toxinas.