Tecnologia
Sem ganhar salário, inventor do Playstation agora trabalha na robótica
Objetivo é produzir robôs com preço acessível e que sejam capazes de trabalhar, com segurança, ao lado de seres humanos em fábricas e centros de logística
Ken Kutaragi, o lendário inventor do PlayStation, está se encarregando de uma das missões mais difíceis no universo de robótica. E não está recebendo nada por isso.
O fundador da operação de videogames da Sony é o novo CEO da Ascent Robotics, startup de inteligência artificial com sede em Tóquio. Aos 70 anos, Kutaragi pretende produzir robôs de preço acessível capazes de se movimentar com segurança e realizar atividades ao lado de seres humanos em fábricas e centros de logística. O objetivo é ter um protótipo funcional em cerca de um ano. Ele revela que não recebe salário para economizar capital.
“O surto de Covid-19 virou de cabeça para baixo a velha discussão sobre robôs que tirariam nossos empregos”, disse Kutaragi em sua primeira entrevista desde que assumiu o cargo, em agosto. “Está muito claro agora que, se quisermos chegar a um novo normal, precisamos de mais e mais robôs em nossas vidas diárias.”