Brasília
Secretaria de Saúde convoca moradores do DF para atualizar o cartão de vacinação
Objetivo é aumentar número de pessoas protegidas contra sarampo. Veja quem deve fazer a vacina e onde.
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal está convocando os moradores do DF a atualizarem o cartão de vacinação. “A administração de todas as doses é necessária para manter a população protegida contra diversas doenças, em especial o sarampo, cujo número de casos está crescendo em alguns estados do país”, diz a pasta.
Conforme um levantamento da Subsecretaria de Vigilância à Saúde, de janeiro a julho desse ano, foram investigados cerca de 30 casos suspeitos de sarampo no DF, mas nenhum foi confirmado. O último caso da doença na capital foi em 1999.
Segundo a enfermeira da Gerência de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis e de Transmissão Hídrica e Alimentar, Rosa Mossri, em 2011, 2013 e 2018 foram confirmados casos importados da doença, sendo um em cada ano.
“No DF não há registros da doença, portanto o panorama é de total controle. Mas por precaução e com o objetivo de aumentar a quantidade de indivíduos protegidos, convocamos a população a procurar os postos de saúde.”
Segundo a secretaria, o estado de São Paulo passa por um surto de sarampo e o vírus está circulando por Roraima, Amazonas, Rio Grande do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro. A pasta tem feito ações educativas em hotéis, agências de turismo e no Aeroporto Internacional de Brasília para orientar os turistas sobre a doença.
Servidora da Secretaria de Saúde do DF aplica vacina em adolescente — Foto: Breno Esaki/ Secretaria de Saúde
Sarampo
O sarampo é uma doença viral, extremamente contagiosa, transmitida pela fala, tosse e espirro. Os principais sintomas são febre alta (acima de 38ºC), manchas pelo corpo, tosse, coriza e conjuntivite.
Ele pode ser contraído por pessoas em qualquer idade, explicam os médicos. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de mortalidade entre crianças menores de cinco anos.
“O sarampo é altamente viral. Uma pessoa doente pode transmitir a doença para até 18 pessoas que tiverem contato direto com ela”, alerta Rosa Mossri.
Esquema vacinal
A cobertura da vacina Tríplice Viral (vacina contra sarampo, caxumba e rubéola), no DF, de janeiro a julho de 2019, foi de 84%. A meta da Secretaria de Saúde é chegar a 95%.
Quem precisa tomar a vacina:
- Pessoas de 1 ano até 29 anos: duas doses da Tríplice Viral
- De 30 a 49 anos: uma dose da Tríplice Viral
- A partir dos 50 anos: não há necessidade da vacina
A Tríplice Viral é contraindicada apenas para gestantes, e está disponível para a população em qualquer Unidade Básica de Saúde (postos de saúde) do DF.
A Secretaria de Saúde coloca à disposição dos moradores do DF um e-mail e dois telefones para tirar dúvidas:
- E-mail: cievsdf@gmail.com
- Telefones: (61) 99221-9439 ou (61) 2017-1145, ramal 8323