Mundo

Rússia nega que vazamento em planta nuclear teria aumentado radiação

Publicado

em

Empresa russa nega responsabilidade em vazamento; radiação encontrada não é prejudicial à saúde humana, mas preocupa autoridades

 

 

 

 

 

 

 

 

Vale lembrar que a Rússia tem uma história em termos de radiação — inclusive de ocultar o que realmente acontece em suas plantas nucleares. Em 1986, quando aconteceu o maior acidente nuclear do mundo, de Chernobyl, autoridades soviéticas demoraram para divulgar o tamanho do problema.

A história do acidente nuclear de Chernobyl começou em 26 de abril de 1986, quando explodiu o reator de número quatro da usina, localizada a cerca de 130 quilômetros de distância da capital da Ucrânia, Kiev, e a pouco mais de 20 quilômetros da pequena Pripyat, a cidade mais próxima das suas instalações. Há, ainda, uma cidade chamada Chernobyl, mais distante da usina.

Não há um registro oficial do número de mortos do incidente. A explosão matou imediatamente dois funcionários de Chernobyl, mas 28 bombeiros e membros das equipes de resgate morreram nos primeiros três meses por males associados à radiação. A Organização Mundial da Saúde, por sua vez, calcula em 9 mil pessoas o número de vítimas fatais.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile