Capital fluminense continua como epicentro da pandemia no Estado e já tem mais de 22 mil pessoas confirmadas com a covid-19
Rio de Janeiro: Estado já tem quase 4 mil casos de coronavírus (Buda Mendes/Getty Images)
Segundo o boletim divulgado pela secretaria de saúde do estado, o Rio ultrapassou confirmou, nas últimas 24 horas, 112 novas mortes pela doença, chegando ao total de 4.105 óbitos. Também foram confirmados novos 1.386 casos de covid em território fluminense, totalizando 39.298 contaminadas pelo coronavírus desde o início da pandemia no estado.
As cidades com mais casos confirmados são:
Rio de Janeiro – 22.466
Niterói – 2.041
Nova Iguaçu – 1.274
Duque de Caxias – 1.246
Itaboraí – 938
Os municípios com mais óbitos confirmados são:
Rio de Janeiro – 2.831
Duque de Caxias – 187
Nova Iguaçu – 142
São Gonçalo – 92
Niterói – 89
Reabertura em Duque de Caxias
A Justiça determinou, nesta segunda-feira, que a prefeitura de Duque de Caxias suspenda o decreto de reabertura do comércio, como revelou o blog de Ancelmo Gois. Conforme a ação civil ajuizada pela Defensoria Pública estadual, a cidade deve cumprir ações de isolamento e distanciamento necessárias ao enfrentamento da Covid-19, sob pena de multa diária de R$ 10 mil a ser imposta ao prefeito Washington Reis.
A prefeitura, em nota, esclarece que ainda não foi intimada da decisão e, assim que isso acontecer, a Procuradoria Geral do Município irá apresentar defesa cabível.
A determinação foi concedida pela juíza Elizabeth Maria Saad, da 3ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ). A magistrada aponta a suspensão do decreto até a apresentação, no prazo de 48 horas, de “laudo técnico contrário às evidências científicas postas nacional e internacionalmente demostrando à população que o ato municipal não implica em risco à saúde pública e maior impacto social.”
De acordo com dados da secretaria estadual de saúde do Rio, Caxias tem 185 óbitos de pessoas por coronavírus, o que a torna a segunda cidade com mais mortes no estado, atrás apenas da capital. Em relação ao número de casos, o município ocupa a quarta colocação no Rio, com 1.246 pacientes.