Uma caminhada organizada por movimentos sociais complica o trânsito no centro de Brasília na manhã desta quinta-feira (22).
Por volta das 10h, a via N1 do Eixo Monumental, sentido Esplanada dos Ministérios, estava praticamente parada do Estádio Mané Garrincha ao Setor Hoteleiro Norte. A via S1, que segue na outra direção, não tem retenções.
O trânsito na W3, no sentido norte, está completamente parado da altura do Setor de Rádio e TV Sul até a entrada da quadra 702 Norte. As paralisação impactam na via N2. O pior ponto está entre o Shopping ID e o Conjunto Nacional.
Segundo manifesto publicado pelo grupo, os alvos do protesto são grandes empresas que estariam utilizando o 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília, para fazer uma “rodada de negociações” e “privatizar cada metro cúbico disponível de água no planeta”.
Os manifestantes estimam que cerca de 5 mil manifestantes estejam no local. A previsão da Polícia Militar é de 400 pessoas no protesto. Além de palavras de ordem, os militantes fazem pichações no centro da cidade.
Participam do ato o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o Levante Popular da Juventude, o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).