Brasília

Projeto de lei aprovado no DF prevê distribuição de absorventes para mulheres em situação de rua

Publicado

em

Proposta foi aprovada em segundo turno pela Câmara Legislativa do DF, nesta terça-feira (10). Texto segue para sanção do governador Ibaneis Rocha.

Sessão plenária na CLDF — Foto: TV Globo/Reprodução

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou em segundo turno, nesta terça-feira (10), o projeto de lei 449 de 2019, que cria o programa de fornecimento de absorventes higiênicos para população em situação de rua.

A medida prevê a distribuição gratuita do material a mulheres por meio dos Centros de Referência Especializada para População em Situação de Rua (Centro POP) e do Serviço de Abordagem Social do governo do DF, que devem realizar a triagem e entrega dos absorventes.

O projeto não informa de onde serão retirados os recursos para a execução do programa. Para valer, a proposta ser sancionada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).

Motivação

Deputado Fábio Felix em pronunciamento na Câmara Legislativa do Distrito Federal — Foto: CLDF/Carlos Gandra

O texto é de autoria do deputado distrital Fábio Felix (Psol). O parlamentar afirma que a proposta foi motivada por relatos de assistentes sociais que acompanham as mulheres em situação de rua.

“São chocantes os relatos que chegaram até nós sobre o suplício de mulheres que não têm acesso à higiene íntima adequada”, comentou.

Ainda de acordo com o deputado, “esse PL é importante para garantir atendimento a uma demanda de saúde das mulheres e meninas em situação de rua, porque, além da saúde, é uma questão de dignidade pelo constrangimento que muitas enfrentam”, disse.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile