Brasília
Postos de saúde do DF têm vacinas gratuitas contra 20 doenças; saiba como colocar caderneta em dia
Exceto vacina contra gripe, demais valem por até 10 anos. Imunização ocorre na Unidades Básicas de Saúde; veja endereços.
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) alerta os moradores da capital para que coloquem em dia a caderneta de vacinação. Além da imunização contra a gripe, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dispõem de vacinas gratuitas que protegem contra cerca de 20 doenças diferentes.
Segundo a enfermeira Fernanda Ledes, um adulto com a situação vacinal regularizada, precisa tomar vacina a cada 10 anos (confira calendário abaixo). A exceção é vacina contra a gripe, que precisa ser atualizada anualmente. A explicação é a diferente circulação do vírus.
“Anualmente as cepas (subtipos dos vírus) que constituem a vacina são modificadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de acordo com a circulação dos vírus Influenza no mundo.”
Calendário de vacinação
O Plano Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, oferece de graça 27 vacinas a toda a população, de todas as faixas etárias. Essas vacinas combatem sarampo, caxumba, rubéola, tétano, tuberculose, febre amarela, difteria, coqueluche, poliomielite, influenza e HPV.
Cada brasileiro tem sua própria caderneta de vacinação. É de responsabilidade dos pais manter o documento atualizado durante a infância, período em que se concentra a maioria das vacinas obrigatórias no Brasil.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, “cada vacina é estudada e inserida no Calendário Nacional de Vacinação em esquemas e idades específicas, visando uma maior eficácia.”
Veja as recomendações para manter a caderneta de vacinação atualizada:
- Até 29 anos de idade: duas doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola
- Dos 30 aos 59 anos de idade: pelo menos uma dose da vacina tríplice viral
- Hepatite B: esquema de 3 doses, não há necessidade de reforço
- Febre amarela: uma dose
Vacinação contra gripe
Conforme a Secretaria de Saúde, até esta terça-feira (9), 809.837 moradores do Distrito Federal foram vacinados contra a gripe. Isso representa 86,2% da cobertura vacinal.
Segundo a pasta, a vacinação continua até o dia 30 de junho para todos os integrantes do grupo de risco que ainda não foram imunizados (saiba abaixo quais são os grupos de risco).
No Distrito Federal, idosos a partir de 60 anos e pessoas acamadas, podem solicitar a imunização em casa. Para isso, é preciso fazer o agendamento pelo telefone 160 ou na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.
Quem faz parte do grupo prioritário para a vacina contra a gripe?
- Idosos (60 anos e mais)
- Trabalhadores da saúde
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- Caminhoneiros
- Motoristas de transporte coletivo
- Portadores de doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades) e outras condições clínicas especiais
- Pessoas privadas de liberdade
- Profissionais do sistema prisional
- Indígenas
- Adolescentes e jovens, de 12 a 21 anos, que cumprem medidas socioeducativas
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Gestantes
- Puérperas (até 45 após o parto)
- Pessoas com deficiência
- Adultos de 55 a 59 anos
- Professores de escolas públicas e privadas