Brasil
Polícia Federal prende homem que falsificava diplomas em nome da UFRGS
Operação Engodo ocorreu na cidade de Porto Alegre
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (28), a Operação Engodo na cidade de Porto Alegre. O objetivo da ação era desarticular um grupo responsável por falsificar diplomas de mestrado e doutorado em nome da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos na capital gaúcha e um homem foi preso por uso de documentos falsos e exercício irregular de profissões. Ele praticava os crimes na sua própria clínica, localizada no bairro Farroupilha.
A investigação que apurou as irregularidades contou com o apoio dos Conselhos de Biomedicina e de Odontologia.
Além da falsificação de diplomas, o grupo envolvido nas ações prometia a revalidação de diplomas obtidos em países como Venezuela, Colômbia, Equador e Estados Unidos.
Eles também cooptavam servidores públicos que desejavam obter o adicional de qualificação, cobrando aproximadamente R$ 7 mil para falsificar os diplomas que eram apresentados perante os entes públicos municipais, estaduais e federal.
A Polícia Federal estima que cerca de dois mil diplomas falsos já tenham sido gerados pelo grupo criminosos, entre documentos de mestrado, doutorado, pós-graduação, especializações e cursos em geral.
CNN Brasil