Geral

Pessoas em situação de rua se juntam para lutar por direitos fundamentais

Publicado

em

A Semana Nacional de Luta das Pessoas em Situação de Rua tem programação para os dias 19, 20, 21 e 22 de agosto, no DF

População em situação de rua aumenta no DF
(foto: Breno Fortes/CB/D.A Press)

Nesta segunda-feira (19/8) comemora-se o Dia Nacional de Luta da Pessoa em Situação de Rua. O número de pessoas que se encontram nesta situação, no Distrito Federal, cresce exponencialmente. De acordo com os últimos dados, divulgados em 2017 pela Secretaria de Estado de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh), mais de 3 mil indivíduos vivem pelas ruas da capital federal.
Tendo em vista a grande necessidade de criação de um novo censo com dados demográficos específicos, da efetivação de políticas públicas direcionadas às pessoas que vivem nas ruas e da conscientização do respeito e inclusão dessa população, o Movimento Nacional População de Rua (MNPR) preparou uma programação especial para esta semana.
A Semana Nacional de Luta da População de Rua será realizada desta segunda (19/8) até 22 de agosto. Na programação, estão incluídas ações que têm como propósito manifestar a carência do cumprimento dos direitos humanos, como audiências públicas com a Frente Parlamentar em Defesa da População em Situação de Rua, na Câmara dos Deputados. A intenção dos atos é a reivindicação da garantia à saúde, segurança, educação, dignidade, trabalho e do acesso à moradia.
O calendário de atividades inclui também marchas e oficinas de convivência. A participação no evento é gratuita. Espera-se que, nesta terça-feira (20/8) dois mil moradores em situação de rua cheguem a Brasília para participar das atividades. As delegações, que vêm de vários estados distintos, serão acolhidas e ficarão acampadas no Pavilhão do Parque da Cidade, onde será também a concentração para as passeatas até o Congresso Nacional, nos dias 21 e 22.
“Vivemos um desmonte das políticas públicas. A existência de uma frente parlamentar específica nos ajuda muito a vencer essa luta, já que, neste momento de governo, o país enfrenta uma desigualdade imensa e um retrocesso gigantesco”, afirma Rogério Barba, ativista social e um dos organizadores do evento.

Massacre da Sé

O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua é uma homenagem ao Massacre da Sé. Em 2004, entre os dias 19 e 22 de agosto, sete moradores em situação de rua foram assassinados com golpes na cabeça, na Praça da Sé, região central de São Paulo. Outros oito ficaram gravemente feridos.
Segundo investigações policiais, a intenção dos assassinos era silenciar os indivíduos, já que estes sabiam do envolvimento de policiais com tráfico de drogas na região. O dia, então, é em alusão à luta diária pelos respeito dos direitos de qualquer cidadão.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile