Cidades
Paulo Guedes indica Roberto Castello Branco para presidir Petrobras
Economista já integrou Conselho de Administração da estatal entre 2015 e 2016
O economista Roberto Castello Branco foi indicado pelo futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, para presidir a Petrobras no governo de Jair Bolsonaro (PSL). Segundo a assessoria de imprensa de Guedes, o convite foi aceito.
Castello Branco já participou do Conselho de Administração da estatal entre 2015 e 2016, durante o governo de Dilma Rousseff (PT), quando desenvolveu projetos de pesquisa na área de petróleo e gás e foi presidente do comitê financeiro.
Ex-diretor do Banco Central e da Vale, Castello Branco integrou na campanha do então presidenciável um grupo de economistas para formular propostas na área. Atualmente, ele é diretor da Fundação Getulio Vargas.
O que pensa
Quando ainda exercia o cargo de conselheiro da estatal, Roberto Castello Branco já se manifestou contra o subsídio dado aos preços dos derivados de petróleo e o grande volume de investimentos em refinarias.
Ele também era, na ocasião, crítico à política de conteúdo local no setor de petróleo do Brasil. Para o economista, a situação criou condições para o funcionamento bilionário do esquema de corrupção apurado pela Operação Lava Jato.
Fonte: Portal Veja