Geral
Passageiro morre após cair de ônibus em movimento no DF
Acidente aconteceu na manhã desta terça-feira (24), no Riacho Fundo II. Segundo testemunhas, porta do veículo se abriu enquanto motorista fazia curva.
Um homem morreu após cair de um ônibus em movimento na manhã desta terça-feira (24), no Distrito Federal. O acidente aconteceu por volta de 9h45, no Riacho Fundo II.
Segundo testemunhas, a porta do veículo se abriu no momento em que o motorista fazia uma curva em frente a um condomínio da quadra 6. O passageiro foi arremessado para fora, bateu a cabeça em um meio-fio e faleceu no local.
O Corpo de Bombeiros foi chamado para atender a ocorrência, no entanto, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) já havia constatado o óbito da vítima, que não teve a identidade divulgada.
Em nota, a Urbi – empresa responsável pela linha – informou que o passageiro viajava sobre os degraus do ônibus e que, no momento da curva, “as portas abriram ocasionando a queda.”
“A Urbi lamenta profundamente o ocorrido, se solidariza com a família da vítima e ressalta que um processo administrativo foi instaurado para apurar as causas e circunstâncias do acidente”, diz trecho do comunicado (leia íntegra ao fim da reportagem).
“A Urbi realiza constantemente manutenção preventiva em todos os veículos e está à disposição para maiores esclarecimentos.”
Ônibus da Urbi estacionados em Samambaia, no DF — Foto: Andre Borges/Agência Brasília
Condições dos ônibus
No dia 16 de novembro, um levantamento divulgado realizado pelo Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), em parceria com o Ministério Público do DF (MPDFT), apontou que 85% dos usuários de ônibus classificaram como “ruim” ou “péssima” a quantidade de passageiros nos veículos.
O preço das passagens também foi uma das principais reclamações das pessoas que usam o transporte coletivo no Distrito Federal. Segundo o estudo, 74% dos usuários consideram “ruim ou péssimo” o valor cobrado por viagem, que varia de R$ 2,70 a R$ 5,50 de acordo com o trecho.
A pesquisa faz parte do projeto “Como anda meu ônibus”, Ao todo, o levantamento ouviu 2.960 pessoas, que deram sugestões para o transporte público da capital.
O documento foi enviado ao governo do DF com propostas para a melhoria do sistema. À época, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) informou que irá analisar as recomendações.
Leia íntegra da nota da Urbi sobre a morte do passageiro:
“A Urbi lamenta informar o acidente envolvendo o ônibus da Urbi e um passageiro, que ocorreu na manhã desta terça-feira, 24 de novembro, próximo ao Terminal do Caub, no Riacho Fundo II.
A equipe de sinistro foi acionada e enviada ao local, a fim de prestar apoio e iniciar a apuração das causas do acidente. A equipe aguarda a perícia no local, mas até o momento o que se sabe é que a vítima viajava sobre os degraus da porta e que, no momento da curva, as portas abriram ocasionando a queda do passageiro. O socorro foi acionado e, infelizmente, a vítima veio a óbito no local.
A Urbi lamenta profundamente o ocorrido, se solidariza com a família da vítima e ressalta que um processo administrativo foi instaurado para apurar as causas e circunstâncias do acidente. A Urbi realiza constantemente manutenção preventiva em todos os veículos e está à disposição para maiores esclarecimentos.”