A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro se apresenta nesta terça-feira (27), às 20h, no Cine Brasília. A entrada é gratuita, e o repertório inclui homenagens ao compositor tcheco-austríaco Gustav Mahler. A regência será do maestro Claudio Cohen.
A apresentação encerra a série “Concerto Austríaco”, que reverenciou os 125 anos da morte do compositor russo Tchaikovsky, além de celebrar, em um concerto especial, os recursos hídricos durante o 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília.
Na programação desta terça (27), o maestro Cohen destaca a “genialidade” do músico Mahler. “São obras de extrema complexidade e dificuldade técnica e musical. Em geral usa-se em orquestra de grande porte”, explica.
Famosa pela diversidade de sentimentos, a obra de Mahler também ganhou destaque como trilha sonora do filme “Morte em veneza” (1971), além da exibição em telenovelas brasileiras.
Na película ambientada na Veneza do século 20, a quinta sinfonia dá brilho à relação dos dois personagens principais, que se resume, basicamente, a olhares trocados. Para Cohen, na criação, Gustav Mahler “vai desde o pessimismo”, que começa com uma marcha fúnebre, ao “romantismo e otimismo do encerramento”.
“Ele mostra as diversas facetas da sua genialidade, onde explora a diversidade dos sentimentos humanos. Um comporsitor de uma profundidade muito grande.”
Serviço:
Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro
Sinfonia no 5 – Gustav Mahler
Quando: terça-feira (27)
Horário: 20h
Local: Cine Brasília (106/107 Sul)
Entrada gratuita. Verificar lotação dos espaços.