Geral

Novo presidente do DER-DF quer menos carros nas ruas e promete ‘revisar’ faixas exclusivas

Publicado

em

Engenheiro disse que obras do viaduto do Eixão precisam ‘se resolver o quanto antes’. Nacfur chefiou DER no governo Agnelo.

Nomeado pelo governador eleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), para assumir o cargo de diretor-geral da Departamento de Estradas de Rodagem (DER) a partir de 1º de janeiro de 2019, o engenheiro Fauzi Nacfurdisse nesta terça-feira (20) que o investimento e a conscientização a respeito do uso do transporte público de massa deve ser a prioridade para os próximos anos.

“Temos que cuidar coletividade, o transporte coletivo tem que ser prioridade. Se a gente não tirar veículos das vias, não consegue nunca acompanhar esse ritmo, e teremos sempre problemas viários”, afirmou, durante a primeira entrevista após ser nomeado para o cargo.

Sobre o trecho do viaduto que caiu no Eixão Sul, em fevereiro, Nacfur disse que ainda vai conversar com Ibaneis sobre o assunto, mas que isso “tem que se resolver o quanto antes”. O engenheiro declarou ainda que Brasília chegou “a uma etapa de muito mais manutenção do que expansão e crescimento”.

Veja outros pontos citados pelo futuro presidente do DER-DF na entrevista:

  • Faixas exclusivas: “Eu acho que tem que ter, primeiro, uma revisão de todas as faixas exclusivas que hoje estão funcionando, porque as coisas são muito dinâmicas. O que foi implantado há 5, 10 anos pode não estar funcionando mais como deveria, então a revisão é importante. Se for necessário ampliar alguma ou reduzir, faremos isso”.
  • Buracos nas pistas: “A gente pensa em fazer uma operação conjunta com a Novacap pra fazer recuperação das vias. Nesse período chuvoso, aumenta muito o número de buracos”.
  • Mobilidade urbana: “Hoje, existe o Plano Diretor de Transporte Urbano, que tem que ser seguido. Ele tem esses eixos estruturantes, que a partir da expansão do metrô, BRT e VLT compõem um plano diretor que tem que ser executado. Esse plano fez um estudo futuro maior, de 20 ou 30 anos, que dá as diretrizes”.
  • Obras: “Se na Saída Sul não tiver um complemento com uma obra importante do BRT ou de metrô, Brasília vai parar. Essas obras são de longo prazo e custo alto”.

Nacfur ocupou a mesma direção-geral do DER entre 2011 e 2014, durante toda a extensão do governo Agnelo Queiroz (PT). Na época, cuidou das obras do balão do Aeroporto JK para a Copa do Mundo de 2014, por exemplo.

Em 2012, ele afirmou  que a Ponte do Bragueto estava com a “vida útil vencida” e anunciou uma reforma para o ano seguinte – o que nunca aconteceu. A ponte só será refeita em 2019, dentro do projeto do Trevo de Triagem Norte.

Em março de 2013, Fauzi Nacfur recebeu um ofício dos Correios no qual a diretoria regional do órgão registrava deformidades estruturais nos imóveis da Galeria dos Estados. Por essa razão, uma unidade dos Correios chegou a ser transferida para outro endereço. Os alertas também foram ignorados até fevereiro deste ano, quando o viaduto da Galeria dos Estados desabou.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile