Brasília
Ministério da Ciência e Tecnologia divulga lista dos candidatos para cargo de novo diretor do Inpe
Candidaturas foram homologadas pela comissão, responsável por fazer a seleção para a lista tríplice, que será encaminhada ao ministro Marcos Pontes.
O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) divulgou nesta quinta-feira (16) a lista dos candidatos inscritos no programa de seleção para o cargo de diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
As nove inscrições foram homologadas pela comissão de seleção e as identidades foram reveladas pelo ministério nesta quinta-feira. A próxima etapa do processo consiste nas apresentações dos planos de gestão, além de entrevistas individuais com os candidatos.
A partir dos nomes dos inscritos será formada uma lista tríplice que será encaminhada ao ministro Marcos Pontes para escolha do novo diretor.
Veja os inscritos:
Augusto José Pereira Filho;
Cleber Souza Corrêa;
Clezio Marcos De Nardin;
Darcton Policarpo Damião;
Gilberto Câmara Neto;
Luís Eduardo Antunes Vieira;
Nilson Gabas Júnior;
René Nardi Rezende;
Victor Pellegrini Mammana.
O cargo de diretor é ocupado interinamente por Darcton Policarpo Damião desde agosto. Darcton, que está entre os postulantes ao cargo, substituiu Ricardo Galvão, que foi demitido por reagir a críticas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que acusou a equipe de pesquisadores do Inpe de mentir sobre dados do desmatamento da Amazônia.
Nesta semana, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações anunciou uma reestruturação no Inpe em meio à uma polêmica sobre a exoneração de Lubia Vinhas, responsável por monitorar o desmatamento na Amazônia.
A exoneração de Lubia ocorreu três dias depois de o Inpe divulgar que a Amazônia sofreu o maior desmatamento para um mês de junho em cinco anos. O departamento que ela dirigia monitora o desmatamento por meio de indicadores como o Deter, Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real.
O ministro Marcos Pontes classificou o caso como mal-entendido e afirmou que a exoneração não tem relação com alertas sobre desmatamento na Amazônia. Darcton afirmou que ela assumirá a Base de Informações Georreferenciadas, área que, segundo ele, é um projeto estratégico.
No mesmo dia do anúncio da reestruturação, Darcton Damião também foi perguntado sobre a carta, assinada por técnicos do Inpe, que afirma que existe no instituto uma estrutura paralela, que opera, governa e decide sobre o Inpe aos moldes das estruturas militares.
Os técnicos disseram que o atual diretor interino pode usar essa estrutura paralela para promover a construção de seu plano de trabalho, o que lhe dá clara vantagem sobre os outros postulantes ao cargo de diretor. Darcton negou que exista uma estrutura que o favoreça.