Cidades
Inscrições para cursos gratuitos do Instituto Federal de Brasília terminam nesta sexta
Ao todo, são 2.450 vagas para 46 cursos. Seleção ocorre por meio de sorteio.
Terminam nesta sexta-feira (29) as inscrições para o processo seletivo do Instituto Federal de Brasília (IFB) para o primeiro semestre de 2020. A instituição oferece 2.450 vagas em 46 cursos de cinco modalidades.
A seleção será feita por meio de sorteio. Os interessados em participar podem se inscrever, de graça, no site (veja detalhes mais abaixo).
O resultado da seleção será divulgado no dia 20 de dezembro e as matrículas em 1.ª chamada estão marcadas para o período entre 6 e 9 de janeiro de 2020. As aulas começam no dia 5 de fevereiro de 2020.
As vagas são para cursos nas dez unidades do IFB:
- Brasília
- Ceilândia
- Estrutural
- Gama
- Planaltina
- Recanto das Emas
- Riacho Fundo
- Samambaia
- São Sebastião
- Taguatinga
Quais são os cursos?
Entre os cursos oferecidos estão informática, eventos, administração, eletrônica e agropecuária. Ao todo, a instituição oferece cinco modalidades:
- Integrado (curso técnico + ensino médio no IFB) – cursos para estudantes que acabaram de concluir o ensino fundamental. Duração média de três anos.
- Proeja (curso técnico + ensino médio no IFB) – cursos para maiores de 18 anos que cursaram o ensino fundamental, mas não concluíram o ensino médio. Duração média de três anos.
- Concomitante (curso técnico no IFB + ensino médio em outra escola) – para os estudantes que estejam cursando o ensino médio em outra escola. Assim, ele fará ao mesmo tempo o ensino médio, em seu colégio de origem, e o curso técnico no IFB.
- Subsequente (pós-médio) – para quem já concluiu o ensino médio. Duração de um a dois anos.
- Regime de Alternância – o ensino é organizado em função do trabalho, e o estudante alterna períodos regulares de aprendizagem na escola, com períodos de convívio com a comunidade de origem.
A lista completa de cursos e modalidades pode ser conferida no site da instituição.