Aos 100 anos, Tom Moore fez uma campanha para arrecadar dinheiro para o serviço de saúde do Reino Unido e ganhou título de cavaleiro
Elizabeth II e Tom: ele conseguiu levantar o equivalente a 218 milhões de reais (Chris Jackson/Reuters)
A rainha Elizabeth II saiu de seu confinamento nesta sexta-feira, 17, para homenagear Tom Moore, um veterano de 100 anos que ajudu a arrecadar milhões de libras para o combate ao coronavírus.
Na cerimônia, realizada no Castelo de Windsor, Tom recebeu da rainha o título de cavaleiro. Este foi o primeiro evento no qual Elizabeth compareceu presencialmente desde o início da pandemia no Reino Unido.
Em abril, ele prometeu dar 100 voltas em seu jardim — que possui cerca de 25 metros — caso a população britânica doasse dinheiro para ajudar o sistema público do país no enfrentamento à pandemia. Após conseguir arrecadar mais de 32 milhões de libras, Tom cumpriu o desafio com a ajuda de um andador, dizendo aos britânicos “o sol vai brilhar de novo”, como um lema de esperança em meio à pandemia.
pandemia.
Após fazer sucesso nas redes sociais, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou que Tom receberia o título de cavaleiro. Com a pandemia, todas as cerimônias tinham sido adiadas. Porém, Elizabeth decidiu abrir uma exceção para homenagear Tom. Sorrindo, a rainha fez o gesto clássico de erguer a espada e encostá-la nos ombros de Tom, concedendo oficialmente o título de cavaleiro ao veterano.
Capitão Tom recebe o título de cavaleiro da rainha Elizabeth II (Chris Jackson/Reuters)