Economia

Ibovespa sobe com estabilização de títulos americanos

Publicado

em

Bolsas internacionais se recuperam de perdas da última semana, quando alta dos rendimentos elevaram temores sobre migração para renda fixa e encarecimento de empréstimos

Bolsa (Germano Lüders/Exame)

O Ibovespa sobe nesta segunda-feira, 1, acompanhando o cenário internacional positivo, com a estabilização do mercado de títulos americanos gerando alívio para os investimentos em bolsa. Na última semana, a alta dos rendimentos – provocada pela maior cautela sobre a inflação americana – gerou temores sobre uma migração para a renda fixa no país e aumento de custos de empréstimos.

Refletindo o bom humor externo, o dólar recua contra o real nos primeiros negócios do dia, após fechar acima de 5,60 reais na última semana, com a piora do mercado internacional e riscos de intervenção do governo em estatais elevando a percepção de risco.

Também está no radar dos investidores a aprovação do pacote de 1,9 trilhão de dólares pela Câmara dos Representantes. O projeto ainda precisa do aval do Senado. Embora bastante aguardado pelo mercado, o estímulo trilionário tem figurado entre as principais causas para as projeções de que a inflação americana deve se acelerar.

“Esse é um pacote gigantesco e é muito difícil mensurar a velocidade da inflação. O risco é perder o controle. Estímulos desse tamanho com a taxa de juros onde está é algo sem precedentes na história. Então, é natural uma volatilidade mais forte no mercado”, diz Gustavo Akamine, analista da Constância.

No mercado local, investidores seguem atentos aos desdobramentos de Brasília sobre a PEC Emergencial, que prevê ajustes fiscais e espaço para a renovação do auxílio. Segundo o G1, o tema foi debatido na noite de domingo, 28, em reunião com o presidente Jair Bolsonaro, os presidentes da Câmara e do Senado, além de ministros, tendo entre eles, Paulo Guedes.

 

 

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile