Sabesp (SBSP) dispara 8,81% e é a maior alta do Ibovespa
Economia
Ibovespa abre em queda com temores sobre renovação de auxílio
Extensão do benefício pode ser feita fora do teto de gastos e sem a contrapartida de redução de despesas
O Ibovespa abriu em queda nesta terça-feira, 9, com os temores sobre a renovação do auxílio emergencial se sobrepondo ao avanço de pautas econômicas no Congresso. O cenário externo também não contribui, com as principais bolsas internacionais passando por realizações de lucros após sequências de altas. Nos Estados Unidos, os três principais índices (Nasdaq, Dow Jones e S&P 500) encerraram o último pregão em níveis recordes.
Internamente todas as atenções estão voltadas para Brasília. Segundo reportagem do Estado de S. Paulo, o Congresso estuda viabilizar a renovação do benefício sem a contrapartida de cortes de despesas e fora do teto de gastos. O presidente Jair Bolsonaro já sinalizou que o deve haver a extensão do auxílio.
Além de impor maior cautela à negociações na bolsa, o temor fiscal tem pressionado principalmente o mercado de câmbio, com o real tendo a maior desvalorização entre as principais moedas emergentes do mundo. “Se não tivesse essa história do auxílio, era para ser um dia de forte queda [do dólar], com o Congresso destravando a agenda econômica”, diz Jefferson Ruik, diretor de câmbio da Correparti.
Nesta terça, ainda está programada a votação da autonomia do Banco Central pela Câmara. A expectativa é de que o projeto, já aprovado pelo Senado, tenha apoio de deputados e seja enviado para a sanção do presidente Jair Bolsonaro.
Na prática, a autonomia deve dar maior estabilidade à instituição, estabelecendo mandatos de quatro anos para o presidente da autarquia descasados com o do presidente da República.
Investidores também acompanham o andamento da reforma administrativa, que, segundo o presidente da Câmara, Arthur Lira, será enviada ainda hoje à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
IPCA
Nesta manhã, o IBGE divulgou o IPCA de janeiro, que ficou em 0,25%, abaixo das projeções de 0,31%. No acumulado de 12 meses, o IPCA ficou em 4,56% ante estimativas de 4,61%. Esta foi a primeira vez desde junho que a inflação sai abaixo das expectativas de mercado. Com isso, os juros futuros com vencimento em janeiro de 2022 apresentam leve queda nesta manhã.
CVC (CVCB3) e GOL (GOLL4) lideram perdas do Ibvoespa, com respectivas quedas de 4,13% e 2,33%
Dólar sobe 0,8% e é vendido a 5,416 reais
Ibovespa abre em queda e recua 0,18% para 119.477 pontos
Ibovespa futuro cai 0,12% para 119.412 pontos