Brasília

Hospital de Base do DF tem programação dedicada ao Dia Mundial da Voz; veja

Publicado

em

Agenda prevê aulas, atendimentos e coral até a próxima quarta, sempre pela manhã. Data é celebrada nesta segunda.

Fachada do Instituto Hospital de Base do Distrito Federal (Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília)

Equipes do Hospital de Base do Distrito Federal promovem, nesta segunda (16) e na quarta-feira (18), atividades em comemoração ao Dia Mundial da Voz. A agenda prevê aulas, orientação, atendimentos e até apresentações de coral (veja abaixo).

A data é comemorada em 16 de abril, como forma de chamar atenção para os cuidados com a saúde e, principalmente, a detecção precoce do câncer de laringe. Em todo o mundo, são cerca de 160 mil novos casos por ano. Segundo especialistas, o Brasil é um dos países com maior incidência.

A programação é gratuita, e acontecerá nas dependências do próprio Hospital de Base. As atividades acontecem sempre pela manhã.

O evento é promovido por associações de otorrinolaringologia, fonoaudiologia e cirurgia de cabeça e pescoço, do DF e nacionais.

Fatores de risco para o câncer de laringe (Foto: GloboNews/Reprodução)

Cuidado para todos

Segundo a otorrinolaringologista da Unidade de Endoscopia Respiratória do Base, Thaís Gonçalves Pinheiro, a ideia é chamar a atenção de pessoas que, normalmente, não têm atenção especial à própria voz.

“A campanha surgiu exatamente para alcançar a todas as pessoas, não só quem trabalha com a voz. Todo mundo usa para se comunicar, então, a ideia é a gente cuidar da voz antes de ter algum problema”, explica.

Os problemas ligados à voz incluem as faringites (inflamações), lesões congênitas, causadas por esforço e também as lesões malignas, como o câncer de laringe. Os sintomas para todas são similares: rouquidão, dificuldade de engolir e tosse.

Como a aparência é a mesma, o primeiro passo para investigar a origem da doença é a videolaringoscopia. Nos dias de evento, a equipe do Hospital de Base fará atendimentos iniciais, e encaminhará até 50 pacientes para fazer o exame no mesmo dia.

“O recado importante é que a rouquidão não é normal. É sintoma de alguma doença, alguma desordem que tem que ser investigada.”

Os atendimentos serão feitos por ordem de chegada. Mesmo para quem está com sintomas – e acha que terá de fazer o exame –, não é preciso tomar nenhum cuidado prévio especial antes de comparecer ao evento.

Campanha da Voz no Hospital de Base

Data: segunda (16) e quarta (18)
Horário: de 8h às 12h
Local: Hospital de Base do DF
Atividades por área do hospital:

  • Corredor principal do ambulatório: atendimento ao público, distribuição de material informativo, orientações, aulas sobre voz e cuidados vocais, apresentações de coral e cantores.
  • Área comum do Bloco de Procedimentos Especiais (em frente à endoscopia respiratória): triagem e orientação dos pacientes, de acordo com as senhas.
  • Ambulatório de Endoscopia Respiratória, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço: atendimentos de triagem, orientação dos pacientes e realização dos exames de laringoscopia.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile