Cidades
Hemocentro de Brasília precisa de sangue tipo B- e AB-
Pessoas saudáveis com idade entre 16 e 69 anos, que pesem mais de 51 kg, podem ajudar. Saiba como agendar a doação.
A Fundação Hemocentro de Brasília precisa de doações de sangue B negativo e AB negativo. “Os estoques estão abaixo do necessário”, explica o hemocentro.
Pessoas com idade entre 16 e 69 anos, que pesem mais de 51 kg, e que estejam em bom estado de saúde estão aptas à doação. Mas, antes de ir ao Hemocentro, é preciso fazer o agendamento pela internet ou por meio do telefone 160, opção 2 (saiba mais abaixo).
Doadores O-
Apesar do estoque do sangue O negativo estar com nível regular, o Hemocentro quer reforçar a coleta. De acordo com a fundação, “esse tipo sanguíneo pode ser usado para suprir uma demanda de outros grupos negativos”.
Para facilitar, “o doador de O negativo está dispensado do agendamento online, se comparecer de segunda a quinta-feira até 20 de fevereiro”, diz a instituição. No entanto, a condição só vale para quem já doou sangue antes ou tem o exame de tipagem sanguínea.
Agendamento
Doação de sangue na Fundação Hemocentro de Brasília — Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília
Desde março, o Hemocentro de Brasília exige agendamento prévio para doação de sangue e cadastro de medula óssea. A medida, segundo a fundação, busca evitar aglomerações e atender os protocolos de segurança contra a Covid-19.
Para agendar o atendimento, o doador deve acessar o site Agenda-DF e clicar em Fundação Hemocentro de Brasília. Em seguida, basta selecionar o tipo de agendamento: doação de sangue ou cadastro como doador de medula óssea. Depois, é preciso escolher o dia e o horário mais convenientes.
Também é possível fazer o agendamento por meio do telefone 160, opção 2, ou pelo número 0800 644 0160. O horário do atendimento telefônico é de segunda a sexta, das 7h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.
Pessoas que tiveram Covid-19
Quem foi infectado pelo novo coronavírus deve aguardar 30 dias após o desaparecimento completo dos sintomas. Pessoas em contato com casos suspeitos ou confirmados precisam esperar 14 dias desde o último contato.
Já os doadores que receberem a vacina contra a Covd-19 precisam esperar os seguintes períodos para doar sangue:
- Coronavac – produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac: 48 horas após cada dose
- Oxford – da farmacêutica AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford: sete dias após cada dose
Critérios para doação de sangue
- Ter entre 16 e 69 anos de idade
- Pesar mais de 51 kg
- Estar em bom estado de saúde
- Estar bem alimentado
- Evitar alimentos gordurosos e derivados do leite pelo menos 3 horas antes da doação
- Não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação
- Beber bastante água 24 horas antes de doar
O doador menor de idade deve apresentar o formulário de autorização e uma cópia do documento de identidade, com foto, do pai, mãe ou responsável. Já os idosos precisam ter realizado, pelo menos, uma doação de sangue antes dos 61 anos
Quem fez algum procedimento estético, passou por cirurgia ou algum tipo de endoscopia, ficou doente ou fez uso de medicamentos recentemente deve consultar o site do Hemocentro, pois pode estar impedido de doar.
É obrigatório apresentar documento de identificação oficial com foto, em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade.
Pessoas com sintomas gripais (febre, tosse, irritação ou dor de garganta) devem aguardar 14 dias após o desaparecimento completo desses sinais para se candidatar à doação de sangue.