Brasília
Greve dos vigilantes: veja quais parques estão abertos no DF a partir desta terça-feira
Acordo com Polícia Militar permitiu funcionamento de algumas áreas; veja lista.
A greve dos vigilantes, que começou na última quinta-feira (1º), fez o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), responsável por mais de 70 parques e áreas de conservação ambiental no DF, rever a abertura dos espaços. A preocupação, diz o Ibram, é a segurança dos visitantes e do patrimônio público.
Na sexta-feira (2), o Ibram pediu apoio ao Comando Geral da Polícia Militar do DF para que alguns espaços pudessem ser abertos durante o fim de semana. A partir desta terça (6), o instituto promete manter o funcionamento das seguintes unidades, das 7h às 18h:
Parques abertos
- Parque de Águas Claras
- Parque Olhos D’Água (Asa Norte)
- Bosque do Sudoeste
- Parque da Asa Sul
- Parque Dom Bosco (Lago Sul)
- Parque Sucupira (Planaltina)
- Paranoá (Sobradinho)
- Jequitibás (Sobradinho)
- Areal
- Parque Veredinha (Brazlândia)
- Vivencial do Gama
- Lago Norte
O parque Ezechias Heringer, no Guará, não abrirá por questões de segurança e riscos de invasões, diz o Ibram. Já o Saburo Onoyama, em Taguatinga, ficará fechado na terça para limpeza e manutenção. O Jardim Zoológico de Brasília e o Jardim Botânico deverão ficar fechadosenquanto durar a greve dos vigilantes.
Nesta segunda-feira (5), uma decisão liminar (provisória) do Tribunal Regional do Trabalho determinou a volta imediata da categoria ao trabalho. A medida vale para o serviço prestado em hospitais públicos, bancos e transporte de valores. O Sindicato dos Vigilantes apresentou recurso e ainda não pretende cumprir a decisão.