O ministério da Defesa da Rússia afirmou nesta quinta-feira que a bandeira do regime sírio foi hasteada em Duma, o que significa a conquista total da região de Ghuta Oriental, que fica ao leste de Damasco.
“Aconteceu hoje um momento significativo na história da Síria. A bandeira do regime foi hasteada sobre um edifício na localidade de Duma. A presença da bandeira do governo significa o controle desta localidade, por consequência, de toda Ghuta Oriental”, disse o general Yuri Yevtushenko, comandante do Centro Russo para a Reconciliação das Partes em Guerra na Síria.
Canais de televisão russos exibiram imagens de comemorações em meio aos edifícios destruídos pelos bombardeios e uma bandeira hasteada sobre um prédio não identificado.
O ministério da Defesa da Rússia afirmou que unidades da polícia militar russa iniciaram seu trabalho em Duma nesta quinta-feira.
“A partir de hoje, as unidades da polícia militar das Forças Armadas russas trabalham na cidade de Duma. São a garantia da lei e da ordem na localidade”, afirmou o ministério em um comunicado.
Os militares russos indicaram que a situação em Duma caminha para a normalidade e que 166.644 pessoas foram retiradas da cidade por corredores humanitários.