Brasil
Farmácias de Alto Custo terão serviço de delivery no DF em meio à pandemia de coronavírus
Contratação foi publicada no Diário Oficial. Custo será de R$ 10,8 milhões por prazo de seis meses.
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal abriu processo para contratar serviço de entrega em domicílio de medicamentos oferecidos pelas Farmácias de Alto Custo. A atividade será realizada pelo BRB Serviços a custo de R$ 10,8 milhões, pelo prazo de seis meses, sem prorrogação.
A medida foi publicada no Diário Oficial do DF de quinta-feira (2). Segundo o documento, a empresa terá que:
- Agendar a entrega dos remédios;
- Entregar na casa dos beneficiados;
- Fornecer mão de obra especializada para atividades relacionadas à separação e transporte dos medicamentos.
O objetivo da contratação é evitar a aglomeração de pessoas nas Farmácias de Alto Custo em meio à pandemia do novo coronavírus.
Até a última atualização desta reportagem, a Secretaria de Saúde não havia informado se há previsão de quando o serviço será implementado. Também não disse quais serão os critérios para a escolha dos beneficiados pela medida.
Mudanças nas farmácias
Desde o início da pandemia, o procedimento de distribuição de remédios nas três Farmácias de Alto Custo do DF passou por alterações. A Secretaria de Saúde permitiu que pacientes em grupos de risco para a Covid-19 possam cadastrar cinco outras pessoas para buscar os medicamentos nesses locais.
No mês passado, a Diretoria de Assistência Farmacêutica da pasta também publicou uma portaria com medidas a serem tomadas para evitar o contágio do vírus nas farmácias. Entre elas estão:
- Evitar a aglomeração de pessoas
- Manter distância de 2 metros entre funcionários, pacientes e pessoas na fila;
- Realização de triagens para agilizar atendimento;
A secretaria também estendeu a validade de receitas médicas e permitiu a liberação de doses dos medicamentos suficientes para durar até 120 dias. As farmácias funcionam em horário normal: de segunda a sexta das 7h às 19h, e sábado, das 7h às 12h.