Mundo
Espanha restringe voos do Brasil e África do Sul para tentar conter novas variantes do coronavírus
Medida tem início nesta quarta-feira e será válida por, pelo menos, duas semanas. Ela poderá ser prorrogada.
A Espanha é o mais recente país a anunciar a proibição – a partir de quarta – da entrada de viajantes com origem no Brasil, devido ao risco de contágio de uma nova variante do coronavírus (veja abaixo lista com outros países).
Voos com origem na África do Sul também serão restringidos e será liberada apenas a entrada de pessoas com nacionalidade espanhola ou permissão de residência no país europeu – o mesmo vale para voos do Brasil –, anunciou nesta terça-feira (2) a porta-voz do governo, María Jesús Montero.
A medida deve durar, a princípio, duas semanas, com possibilidade de prorrogação.
O país continua a permitir a entrada de passageiros que estiverem com escala no país, no entanto há restrições: o viajante não pode deixar o aeroporto e só poderá ficar “em trânsito” por no máximo 24 horas.
Outros países
Na semana passada, a França anunciou que irá proibir a entrada de viajantes de fora da União Europeia – medida que afeta quem está no Brasil – devido ao aumento em seu número de casos de Covid-19. No mesmo dia a Alemanha também proibiu a entrada de viajantes com origem no Brasil.
Antes deles, outros países já tinham suspendido voos com origem e destino no Brasil e estabelecido a proibição da entrada ou quarentenas para viajantes que tenham estado no país recentemente, por causa da variante brasileira do coronavírus, primeiramente identificada em Manaus. Veja abaixo a lista e as datas:
- Itália – desde 16 de janeiro
- Turquia – desde 22 de janeiro
- Israel – desde 26 de janeiro (todos os voos internacionais)
- Portugal – desde 27 de janeiro
- Colômbia – desde 27 de janeiro
- França – desde 29 de janeiro (viajantes de fora da UE)
- Alemanha – desde 29 de janeiro