Geral
Entregadores de aplicativo protestam em Brasília por melhoria nas condições de trabalho
Categoria quer assegurar repasse maior pelos serviços prestados; ato ocorreu em outras cidades do país. De moto, grupo percorreu Eixo Monumental.
Motoboys e entregadores de aplicativo fizeram um protesto, nesta quarta-feira (1º), em Brasília, por melhorias nas condições de trabalho. Por volta das 11h30, o grupo se concentrou na Alameda das Bandeiras, em frente ao Congresso Nacional.
O ato faz parte de uma mobilização nacional da categoria. O objetivo é assegurar um repasse maior pelos serviços prestados, levando em consideração o quilômetro percorrido e o aumento proporcional dos ganhos, a partir da produtividade.
Os entregadores também pedem o reajuste da taxa anual cobrada pelos aplicativos e o “fim dos bloqueios sem justificativa por parte das empresas”. A Polícia Militar acompanhou o protesto e, até a última atualização dessa reportagem, não registrava incidentes relacionados à manifestação.
Em nota, a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) – que representa empresas que atuam no setor de delivery – afirma que os comércios implementaram, desde o início da pandemia, “diversas ações de apoio aos entregadores parceiros”.
No comunicado, a entidade afirma ainda que os trabalhadores cadastrados nas plataformas “estão cobertos por seguro contra acidentes pessoais durante as entregas” e que as empresas estão “atentas às reivindicações dos entregadores parceiros”.
“É importante esclarecer que as empresas associadas à Amobitec não trabalham com esquema de pontuação para a distribuição de pedidos e deixam claro que a participação em atos como a manifestação desta quarta-feira (1/7) não acarretará em punições ou bloqueios de qualquer natureza.”