Economia
Dólar recua na esperança de estímulo europeu e expectativa por vacinas
Resultados da Pfizer e AstraZeneca mostram que vacinas experimentais são seguras e apresentam imunidade contra a Covid-19
O dólar cai contra o real, nesta segunda-feira, 20, acompanhando a desvalorização global da moeda americana. No radar dos investidores seguem as negociações na União Europeia para a aprovação do fundo de estímulo para a recuperação econômica da Europa e os resultados de testes preliminares da potencial vacina contra a Covid-19 que vem sendo desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford. Às 15h40, o dólar comercial caía 0,8% e era vendido por 5,337 reais. Com variação semelhante, o dólar turismo era cotado a 5,62 reais.
“O mercado espera que uma vacina possibilite uma retomada econômica mais rápida, reduzindo o risco de reaberturas”, comentou Bruno Lima, analista de renda variável da Exame Research.
De acordo com a publicação, a potencial vacina é segura e apresenta resposta imunológica. Embora os efeitos colaterais vão desde febres a dores cabeça, eles podem ser atenuados com doses de parecetalmol. A potencial vacina já está na terceira – e última – fase de testes. Há a expectativa de que até setembro, comecem a vacina já esteja pronta para ser produzida em massa. Outra vacina experimental que tem mostrado sucesso em testes é a desenvolvida pela Pfizer em parceria com a a BioNTech. Nesta segunda, foram divulgados dados adicionais que mostram que ela também é segura e apresenta imunidade contra a Covid-19.
Mas antes mesmo dos resultados da Pfizer e AstraZeneca animarem os investidores, o dólar já vinha em queda, com o mercado repercutindo os debates sobre o estímulo europeu. A princípio, o valor do fundo de recuperação seria de 750 bilhões de euros, mas deve ficar em 390 bilhões de euros, segundo o que fontes contaram à agência Bloomberg.
“E expectativa era de que o pacote fosse maior que 390 bilhões de euros. Apesar disso, o mercado não recebeu a informação de forma ruim. Pelo contrário”, afirmou Bruno Lima, analista de renda variável da Exame Research.
Na Europa, o euro se valoriza frente ao dólar, puxando para baixo o índice Dxy, que mede o desempenho da moeda americana contra divisas algumas das divisas mais negociadas do mundo.
Contra as principais moedas emergentes, o dólar tem um dia misto, ganhando força contra a lira turca e o peso mexicano, mas perdendo em relação ao rublo russo e a rúpia indiana.