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Dilema da escada rolante: é mais vantajoso ficar parado ou andar?

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Amando ou odiando, existem leis de trânsito para manter as pessoas seguras e ajudar os veículos a fluírem tranquilamente. E, embora não sejam legalmente aplicáveis, o tráfego de pedestres também tende a seguir seu próprio conjunto de regras não escritas.

A maioria dos pedestres usa a etiqueta ao caminhar como uma forma de minimizar o desconforto, “Oops! Desculpa por ter esbarrado em você!”, e para melhorar a eficiência, “Eu quero chegar lá mais rápido!”.

Sem sequer pensar nisso, você provavelmente obedecerá à regra comum de tráfego de pedestres, que diz que os que andam mais rápido devem se mover para dentro de um caminho, enquanto os mais lentos andam para o lado de fora. Nos Estados Unidos, isso se alinha com as regras de tráfego nas ruas, onde os veículos passam à esquerda, enquanto os veículos mais lentos ficam na faixa da direita da estrada.

Esta atitude leva à formação de faixas de pedestres de tráfego. Embora não sejam pintadas nas calçadas como nas estradas, essas faixas funcionais podem ajudar os pedestres a se movimentarem de maneira mais confortável e rápida. Engenheiros de sistemas humanos como eu sabem que as faixas de pedestres surgem naturalmente em ambientes lotados.

Dentro de um ambiente construído, os designers usam técnicas diferentes para incentivar padrões de tráfego de pedestres específicos. Um exemplo são os sinais que encorajam os pedestres a “ficarem à direita” em escadas rolantes. As pessoas usarão a metade da direita se estiverem parados e a metade da esquerda se estiverem andando (ou correndo!) para chegar ao final da escada rolante.

Mas duas faixas de tráfego de pedestres em uma escada rolante realmente ajudam você a alcançar seu destino mais rapidamente? Deve haver uma pista para andar e uma pista para ficar parado, ou ambas as pistas devem ser usadas apenas para ficar parado? Um estudo relatou que 74,9% dos pedestres optaram por ficar parados na escada rolante em vez de caminhar. Uma faixa inteira da escada rolante deveria ser deixada para uma proporção pequena e impaciente da multidão?

Quando projetistas planejam espaços como estradas, edifícios e corredores, eles consideram o espaço necessário para cada pessoa no ambiente. O espaço necessário muda dependendo de como será usado. Para um pedestre, a “zona de amortecimento” descreve quanto espaço uma pessoa precisa para se sentir confortável e varia de acordo com a atividade. Alguém parado precisa, em média, de pouco mais de 0,3 m² de espaço, enquanto uma pessoa andando precisa de mais de 0,75 m². Isso significa que um espaço restrito, como uma escada rolante, pode acomodar confortavelmente mais que o dobro do número de pedestres parados do que andando.

Em Londres, os planejadores obtiveram um aumento de 27% na capacidade horária, mudando para uma política “somente parados” em uma escada rolante normalmente congestionada em uma estação de metrô. Não era permitida a caminhada na escada rolante abarrotada, o que permitia que mais pessoas passassem pela estação no mesmo período de tempo. Uma escada rolante altamente eficiente é aquela que tem mais saída – ou seja, transporta mais pessoas para o destino.

Mas a mudança foi contenciosa: a convenção social nos transportes favoreceu muitas vezes o viajante individual. Por exemplo, deixar que as pessoas andem pela esquerda permite que algumas pessoas se movam mais rápido, mesmo que reduza a capacidade da escada rolante e diminua o tempo total de viagem para outras pessoas. Embora o uso de uma das faixas da escada rolante para andar pode ajudar que pedestres andem mais rapidamente, as velocidades variadas dos participantes em relação ao resto do tráfego dificultam a eficiência geral. Para melhorar o sistema geral, a eficiência no nível do sistema é o que deve ser considerado.

Engenheiros consideram muitos pedestres em uma área uma multidão de alta densidade. Nessas situações, os pedestres tendem a andar muito mais devagar do que quando estão em um espaço aberto de baixa densidade. Esse ritmo mais lento é causado tanto pela falta de espaço quanto pela necessidade de cada pedestre tomar mais decisões — devo acelerar? Desacelerar? Passar essa pessoa? Apenas esperar? O grande número de pequenas decisões pode levar os pedestres a se comportarem como aqueles que os rodeiam. Essa mentalidade literalmente ir-com-o-fluxo torna a caminhada menos mentalmente fatigante.

Então, quando as pessoas se aproximam de uma escada rolante, elas geralmente fazem o que a pessoa imediatamente à frente delas está fazendo. Se a pessoa na frente deles anda, elas andam. Se a pessoa na frente deles estiver parada, elas ficarão paradas. Só é preciso alguém para começar a tendência.

Fiquem parados em ambos os lados da escada rolante. Os outros seguirão. Por mais intuitivo que possa parecer, essa mudança ajudará todos a chegar ao destino mais rapidamente, especialmente quando os lugares estão lotados.

Fonte Galileu

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