Geral
Detran lança portal de serviços online no DF
Autorização de estacionamento para idosos, alteração de endereço, 2ª via e outros atendimentos estão disponíveis na internet. Veja como fazer.
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) passa a oferecer, a partir desta quinta-feira (4), pelo menos 11 serviços pela internet. Da emissão da segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) até a permissão para estacionamento por idosos, o Portal de Serviços online promete agilizar o atendimento.
Segundo o Detran, a medida pretende dar mais agilidade e comodidade no atendimento para a população e também reduzir as filas nos postos. A expectativa é de que a demanda presencial diminua entre 10% e 15%.
Para usar o serviço, é preciso se cadastrar (veja abaixo). “A identificação é indispensável durante a navegação”, explica o órgão.
Em alguns casos, como na opção alteração de endereço do veículo, o sistema poderá solicitar mais dados, e até emitir uma mensagem automática informando a necessidade de comparecimento a uma unidade de atendimento do Detran.
Serviços online
A previsão do Detran é de que, nos próximos meses, o portal também tenha espaço para o comunicado de venda de veículos e a solicitação de autorização para fabricação de placas e tarjetas.
Acesse aqui o portal:
- Clique em menu Serviços
- Opção Portal de Serviços
Você poderá fazer:
- Consulta Habilitação/Restrição (consulta dados da habilitação, QRCode para a CNH digital, Consulta restrições da Habilitação, Consulta de pontuação da habilitação e Emissão de nada conta da habilitação);
- Autorização de estacionamento para idoso (emissão);
- Cadastro de endereço de CNH/Permissão (quem não coletou biometria é necessário identificação pessoal para o primeiro acesso);
- Autoindentificação de condutor infrator (quem não coletou biometria é necessário identificação pessoal para o primeiro acesso a este serviço).
Veículo
- Vincular/desvincular veículo ao cadastro do proprietário (permitir o acesso aos dados do(s) veículo(s));
- Solicitação de 2ª via CRLV;
- Transformar notificação de autuação em penalidade;
- Consultar financiamentos;
- Alteração de endereço de veículo (quem não coletou biometria será necessário identificação pessoal para o primeiro acesso a este serviço);
- Consultar débitos e restrições.