Cidades

Covid-19: DF inicia vacinação de idosos com 79 anos; ‘Esperança após esse ano difícil’

Publicado

em

Serviço começou às 8h em Unidades Básicas de Saúde e, às 9h, nos postos drive-thru. Secretaria de Saúde espera vacinar 6,1 mil pessoas nessa faixa etária.

Morador do Sudoeste, Márcio Romani, de 79 anos, recebeu primeira dose da vacina contra Covid-19 nesta terça-feira (9) — Foto: Walder Galvão/G1

Começa, nesta terça-feira (9), mais uma etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal. Nessa fase, idosos com 79 anos foram incluídos no público-alvo da imunização. Até então, apenas pessoas com 80 anos ou mais poderiam receber as doses.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) o serviço iniciou às 8h e, às 9h, nos postos drive-thru (confira endereços mais abaixo). A expectativa da Secretaria de Saúde é imunizar 6.170 pessoas nessa faixa etária.

O morador do Sudoeste Márcio Romani, de 79 anos, chegou cedo para receber a primeira dose do imunizante, na tenda montada no estacionamento 13 do Parque da Cidade (foto acima). Ele conta que perdeu pessoas próximas devido à Covid-19, mas que, agora, a tendência é de que tudo melhore.

“A vacinação traz a esperança, após esse ano difícil, de que tudo vá se resolver.”

Vacinados

Moradora da Asa Norte, Maria Laura Sales Pinheiro, de 79 anos, recebeu a primeira dose da vacina no Centro de Saúde 13 da região.

Maria Laura Sales Pinheiro, de 79 anos, conseguiu ser vacinada no Centro de Saúde 13 da região — Foto: Walder Galvão/G1.

De acordo com ela, o serviço foi rápido e durou menos de 20 minutos. “Nunca tinha desejado tanto ter 80 anos, mas reduziram logo a idade mínima”, contou. Maria Laura conta ainda que, após tomar a segunda dose, o que ela mais quer é ver os netos.

Unidade Básica de Saúde II, na Asa Norte, nesta terça-feira (9) — Foto: Walder Galvão/G1.

 

Para Francisco Pereira Golveia, de 79 anos, a vacinação também é um momento de alegria. Morador da Asa Norte, ele conta que a UBS da região está vazia e que o processo ocorreu de forma rápida. “Estou muito feliz”, disse.

Francisco Pereira Golveia, de 79 anos, recebeu a primeira dose da vacina, nesta terça-feira (9) — Foto: Walder Galvão/G1

Os idosos que comparecem para se imunizar saem com data marcada para tomar a segunda dose da vacina. No caso da CoronaVac, – produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa, Sinovac – por exemplo, o tempo de espera é de 14 a 28 dias.

Lígia Leite Pessoa, de 79 anos, saiu da UBS da Asa Norte “arrepiada”. Após ser vacinada ela conta, que “a emoção é muito grande”,

“Esse início da vacinação já traz alívio e diminui nossa tensão emocional”, comentou.

Lígia Leite Pessoa após se vacinar contra Covid-19, no DF — Foto: Walder Galvão/G1

Sobre o isolamento social, Lígia conta que tem filhos que não moram com ela e que a distância é uma das partes difíceis da pandemia.

Drive-thru

No estacionamento 13 do Parque da Cidade, a vacinação começou às 9h. Até as 10h, havia pouca fila de veículos e o processo terminava em menos de 30 minutos. Além disso, equipes da Polícia Militar e do Departamento de Trânsito (Detran) acompanhavam o serviço.]

No estacionamento 13 do Parque da Cidade, a vacinação começou às 9h — Foto: Walder Galvão/G1

Onde vacinar

Doses da CoronaVac — Foto: Divulgação/Claudivino Antunes – prefeitura de Aparecida de Goiânia

A vacinação para pessoas de 80 anos ou mais também continua. É necessário levar um documento de identificação e a carteira de vacinação.

A lista com os endereços dos locais de imunização está disponível no link. Os postos drive-thru ficam nos seguintes locais:

  • Policlínica Lago Sul, Setor de Habitações Individuais Sul, QI 21
  • Centro de Práticas Sustentáveis do Jardim Botânico (DF-463, Avenida do Cerrado, Jardins Mangueiral)
  • Faculdade Unieuro, em Águas Claras
  • Estacionamento 13 do Parque da Cidade
  • Shopping Iguatemi
  • UBS 20 de Planaltina (Arapoanga – quadra 12 D, conjunto A, Área Especial)
  • UBS 1 de Sobradinho I (quadra 14, Área Especial 22/23)
  • UBS 2 de Sobradinho II (rodovia DF-420, Complexo de Saúde, Setor de Mansões ao lado da UPA de Sobradinho)
  • UBS 2 do Guará (QE 23, lote C, área especial S/N, Guará II)
  • UBS 1 do Riacho Fundo 1 (QN 9, área especial 11)
  • UBS 5 de Ceilândia (QNM 16, módulo F, Ceilândia Norte)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile