Brasília
Coronel Emilson Santos será comandante do Corpo de Bombeiros no governo Ibaneis
‘Uma das premissas é que a gente tenha visão mais social’, disse. Veja quem vai chefiar corporação de segurança pública no DF a partir de 2019.
O coronel Carlos Emilson Ferreira dos Santos será o novo comandante do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (13) pelo futuro secretário de Segurança Pública, Anderson Torres.
“Uma das premissas é que a gente tenha visão mais social, saia um pouco das nossas unidades”, disse o coronel. Hoje, ele é responsável pelo comando operacional da corporação.
“O Corpo de Bombeiros é uma tropa aquartelada, temos que sair um pouco das unidades, ensinando como evitar acidentes domésticos, indo a escolas”, afirmou.
No início do mês, Ibaneis afirmou que segurança pública da capital terá de “priorizar os direitos humanos”. “Venho da área humanitária, sou ex-presidente da Ordem [dos Advogados], então algumas coisas para mim são muito sensíveis”, disse o governador, na época.
Com o anúncio, ficou definido o comando das três forças de segurança pública no governo de Ibaneis Rocha (MDB), a partir de 1º de janeiro de 2019: o delegado Robson Cândido vai chefiar a Polícia Civil e a coronel Sheyla Sampaio ficará no comando da Polícia Militar.
Secretários confirmados
Até esta terça-feira (13), os seguintes nomes haviam sido confirmados no primeiro escalão do governo Ibaneis:
- Fazenda: André Clemente
- Gabinete de Segurança Institucional: Laerte Bessa
- Habitação: Mateus Oliveira
- Mulher: Ericka Filippelli
- Obras: Izídio Santos
- Segurança pública: Anderson Torres
O governador eleito apontou que o futuro secretário de Educação está definido, mas ainda precisa acertar detalhes com o partido do escolhido e técnicos de setor.
O nome do secretário de Saúde, que deverá ser um médico, também depende de costuras políticas. Ibaneis disse que pretende ir a São Paulo conversar com gestores sobre indicações para o secretário-adjunto.
Fonte: Portal G1