Cidades

Coronavírus: segundo caso do DF, homem está em isolamento domiciliar

Publicado

em

O homem, de 45 anos, é advogado e marido da mulher internada no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) com a doença

A mulher do advogado, 52, está internada na UTI do Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Ela foi a primeira paciente diagnosticada com coronavírus no DF
(foto: Reprodução)

O advogado de 45 anos que testou positivo para o coronavírus está em isolamento domiciliar, sem sintomas, segundo informou a Secretaria de Saúde, na manhã desta quarta-feira (11/3). Este é o segundo caso confirmado da doença no Distrito Federal. O primeiro é a mulher dele, 52 anos, internada desta a última quinta-feira (5/3) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Asa Norte (Hran). O casal mora no Lago Sul, viajou para a Inglaterra e para a Suíça e voltou em 26 de fevereiro para Brasília.

O resultado do exame do homem, realizado em um laboratório particular, comprovou na terça-feira (10/3) que ele está com coronavírus. No entanto, a suspeita sobre a infecção existia há dias. O Governo do Distrito Federal precisou recorrer à Justiça para que o advogado obedecesse ao protocolo de isolamento estabelecido pelo Ministério da Saúde, orientando que ele deveria estar recluso em casa e passar pelos exames, mas ele continuou circulando pela cidade.
A Justiça e a Procuradoria-Geral do DF forçaram o homem a fazer o exame. A ordem foi expedida na manhã de terça-feira, pela juíza Raquel Mundim de Oliveira, da 8ª Vara de Fazenda Pública do DF. Ela se baseou no entendimento de que um indivíduo não se sobrepõe a uma questão de saúde pública.

Estado de saúde

A mulher do advogado apresentou piora no estado de saúde no início da tarde de terça-feira (10/3). Ela está com síndrome respiratória aguda severa. Com o agravamento do quadro respiratório, a paciente teve um pico febril e seguia em situação grave até a noite. O Correio entrou em contato com a Secretaria de Saúde e aguarda atualização do quadro.
Além dos casos confirmados, o Distrito Federal tem 59 notificações de coronavírus em investigação, segundo levantamento do Ministério da Saúde, divulgado nesta terça-feira (10/3). De acordo com o monitoramento, 55 registros foram excluídos, e 24, descartados por meio de exames. À reportagem, uma fonte do governo informou que um paciente internado no Hran passou por exame para atestar a presença da Covid-19, mas não teve acesso ao conteúdo da análise.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile