O prédio do Congresso Nacional “sumiu” no começo da tarde desta segunda-feira (29). O fenômeno foi provocado pela forte chuva forte que caiu na área central de Brasília e impressionou moradores.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o efeito é uma espécie de ilusão de ótica. “É por causa da forte chuva vinda das nuvens baixas. Então, dependendo da perspectiva, você tem essa sensação de névoa. Mas nada mais é que a chuva e o vento”, explicou a meteorologista Ingrid Peixoto.
Estas chuvas específicas são as chamadas chuvas convectivas – as famosas “chuvas em áreas isoladas”. Elas costumam ocorrer de tarde, após um acúmulo de calor sobre uma região. Vêm com grande intensidade e depois somem.
Por causa disso, o Inmet emitiu um alerta válido até as 6h de terça-feira indicando “perigo potencial”. “Além de chegar com trovoadas e descargas elétricas, as chuvas também podem vir com vento de até 60 km/h. Por isso, já é considerado estado de atenção.”
O alerta do Inmet vale para todo o DF – e não em uma região específica. Isso porque não há como adiantar com precisão onde as chuvas isoladas devem cair. Para o restante da semana, a previsão é de mais chuva pelo menos até a quinta-feira.
Instruções em caso de rajadas de vento
- Não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.