Brasil
Com salto de casos, cidades voltam a decretar lockdown no interior de SP
As medidas mais rigorosas foram adotadas em Franca, Bebedouro e Batatais, na região norte de São Paulo, e estão sendo estudadas em outros municípios
Ante o crescimento no número de casos e internações pela covid-19, mais cidades decretaram lockdown e toque de recolher, nesta quarta-feira, 19, no interior de São Paulo. No mesmo dia, o governador João Doria (PSDB) anunciou uma nova flexibilização no funcionamento do comércio no Estado a partir de 1º de junho. As medidas mais rigorosas foram adotadas em Franca, Bebedouro e Batatais, na região norte de São Paulo, e estão sendo estudadas em outros municípios. Além de mais casos de covid-19, as cidades têm hospitais lotados e já há pacientes à espera de leitos em UTI.
Com 56 pacientes no pronto-socorro municipal aguardando transferência para hospitais, a prefeitura de Franca publicou decreto nesta quarta-feira, 19, fechando o comércio não essencial durante 15 dias. A medida, que entrará em vigor a partir de zero hora desta quinta-feira, 20, inclui toque de recolher das 20h às 5h. Superlotado, o pronto-socorro municipal atende cerca de 500 pacientes por dia e tinha na manhã desta quarta 56 pacientes à espera de transferência para hospitais.
O fechamento inclui shoppings, lojas de rua, academias, bares e restaurantes. Nas praças públicas, os jogos de tabuleiro e de cartas estão proibidos. O prefeito Alexandre Ferreira (MDB) disse que a situação epidemiológica na cidade é grave, com aumento de casos, mortes e internações. “Precisamos diminuir o contato entre as pessoas, pois o índice de transmissão está muito alto. O francano precisa ficar em casa, do contrário não vamos conseguir conter a transmissão do vírus”, disse, em rede social.
A medida foi anunciada após reunião com vereadores e representantes dos setores comerciais. Conforme o prefeito, a taxa de transmissão na cidade está em 1,4, ou seja, cada 100 pessoas doentes transmitem o vírus para outras 140. Na terça, a cidade registrou dez novas mortes, chegando a 555 óbitos desde o início da pandemia. Na região, os hospitais têm taxas de ocupação acima de 93%. “Não podemos nos omitir, temos de tomar decisões duras, mesmo sentindo no coração e na alma”, disse Ferreira. No período do confinamento, os índices de transmissão serão monitorados.
A prefeitura de Bebedouro decretou lockdown na cidade a partir desta quinta-feira, 20, até o próximo dia 30. O fechamento é total, proibindo inclusive o encontro de pessoas nas vias e praças públicas. O transporte coletivo, os serviços de táxi e de aplicativos ficam suspensos, a não ser para transporte de profissionais de saúde e serviços essenciais. Além de clubes e academias, igrejas e templos também fecham.
Também foi decretado toque de recolher das 19h às 5h. A circulação de pessoas fica proibida nesse horário, exceto para emergências ou serviços essenciais. A multa é de R$ 1.095 para quem furar o isolamento. Já as empresas ficam sujeitas à multa de 10.950, além da cassação do alvará. Serão realizadas rondas para fiscalização.