Mundo

Com Mourão, Pence e Guaidó, Grupo de Lima debate saída de Maduro

Publicado

em

Além do vice brasileiro, Mike Pence, par norte-americano, também estará no encontro em Bogotá

Confronto na fronteira com a Colômbia: venezuelanos passam fome, enquanto Maduro queima caminhões de doações (/)

Cinco dias após o presidente daVenezuela Nicolás Maduro anunciar que iria fechar a fronteira do país com o Brasil para barrar a entrada de ajuda humanitária, nesta segunda-feira, 25, o vice presidente brasileiro Hamilton Mourão está em Bogotá, na Colômbia, para se reunir com outras autoridades do Grupo de Lima e discutir uma ofensiva que force a saída de Maduro. Desde a vedação da divisa, duas mortes ocorreram e pelo menos 23 membros das forças armadas da Venezuela desertaram do comando de Maduro, segundo autoridades do órgão de migração colombiano. Alguns militares dizem que falta comida nos quartéis.

Ainda na tarde de ontem, Mourão embarcou para Colômbia após ter discutido os detalhes que serão postos hoje em reunião junto ao presidente Jair Bolsonaro. Além dele, o fronte brasileiro deve contar com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. O par norte-americano de Mourão, vice presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, também estará presente no encontro.

Formado por 14 países americanos e caribenhos, o Grupo de Lima é uma organização que visa promover iniciativas para cessar a crise pela qual a Venezuela vem passando e afastar Maduro do poder. O encontro que o grupo fará na Colômbia hoje acontecerá sob um cenário que tem ficado cada vez mais caótico. Desde a última quinta-feira, com o fechamento completo das fronteiras entre a Venezuela e o Brasil, a mando de Maduro, a situação diplomática entre os países alcançou o ápice de sua crise.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile