Cidades

Com mais duas mortes, DF chega a 550 óbitos por Covid-19; casos sobem para 44,9 mil

Publicado

em

Do total, 48 vítimas eram moradoras de outros estados e buscaram atendimento na capital. Boletim traz 13 novas infecções em relação à noite de domingo (28).

Especialistas afirmam que é necessário buscar muitos anticorpos que possam ser candidatos a combater o novo coronavírus — Foto: GETTY via BBC

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou, no início da tarde desta segunda-feira (29), mais duas mortes pelo novo coronavírus. Com os casos, o total de óbitos chega a 550.

Segundo a pasta, 48 vítimas eram moradoras de outros estados que buscaram atendimento na capital. Conforme a secretaria, esses óbitos são contabilizados nas regiões de origem do paciente.

O número de infectados chegou a 44.918. São 13 a mais que o contabilizado até a noite de domingo (28).

Estado de calamidade pública

Nesta segunda (29), o governador Ibaneis Rocha (MDB) decretou situação de calamidade pública no Distrito Federal por conta da pandemia do novo coronavírus.

Apesar da medida, o governo tem autorizado uma série de flexibilizações desde a reabertura do comércio a espaços de lazer.  Ibaneis afirmou que o objetivo da declaração é “acessar programas federais”. Questionado, o chefe do Executivo não traçou relação direta entre o estado de calamidade e o contágio acelerado da doença.

Com o decreto, o governo local não terá que seguir limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e nem as metas fiscais previstas nas regras orçamentárias de 2020. Além disso, o DF poderá receber repasses da União.

Perfil dos infectados

Segundo boletim do governo do DF, a maioria dos infectados passou a ser homem. Eles representam 58,4% do total. Já com relação à idade, a maioria dos pacientes tem entre 30 e 39 anos.

Veja abaixo os casos por faixa etária:

  • Menor de 19 anos: 3,02 mil
  • 20 a 29 anos: 8,45 mil
  • 30 a 39 anos: 12,28 mil
  • 40 a 49 anos: 10,1 mil
  • 50 a 59 anos: 6,22 mil
  • Mais de 60 anos: 4,84 mil

Taxa de ocupação dos leitos de UTI

Leitos de UTI no Hospital Regional de Santa Maria, no DF — Foto: Iges-DF/Divulgação

Segundo a Secretaria de Saúde, 92,20% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) reservados para pacientes com a Covid-19 em hospitais particulares da capital estavam ocupados. O levantamento foi atualizado às 9h35 desta segunda (29).

Na rede pública, a taxa de ocupação é de 62,20%.

Números de leitos de UTI

  • Hospitais Privados:
  • 218 vagas/ 194 ocupadas
  • Hospitais públicos:
  • 500 vagas / 311 ocupadas

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile