A coleta seletiva de lixo será estendida a mais 300 mil moradores do Distrito Federal a partir desta segunda-feira (26). O serviço, novidade em 10 regiões administrativas, será feito por sete cooperativas de catadores.
As regiões beneficiadas
- Cruzeiro Velho
- Itapoã
- Lago Norte
- Lago Sul
- Paranoá
- Riacho Fundo 1
- Riacho Fundo 2
- São Sebastião
- Sobradinho
- Varjão
Para que a população seja orientada, cada equipe que for às ruas terá um “mobilizador”. Eles passarão de casa em casa informando os horários da coleta seletiva e dando instruções de como separar corretamente os resíduos.
Veja o calendário do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) com datas e horários em todas as regiões atendidas – incluindo as novas. As rotas serão feitas duas vezes por semana pelas cooperativas, com veículo próprio e uma equipe de seis pessoas.
Com os novos contratos, o SLU passará a atender 25 das 31 regiões administrativas com coleta seletiva, de forma parcial ou integral. O governo do Distrito Federal promete atingir 100% da população ainda no primeiro semestre deste ano.
Desde o fechamento definitivo do lixão da Estrutural, todo os rejeitos do DF serão despejados no Aterro Sanitário de Brasília, em Samambaia. Para que o local receba apenas o lixo orgânico e tenha vida útil estendida, o SLU recomenda que os moradores do DF separem o lixo doméstico antes de descartá-lo nos dias de coleta específicos.
O que vale separar?
- Papel e papelão: jornais, revistas e impressos em geral
- Plástico: garrafas, embalagens de produtos de limpeza, potes, tubos e canos
- Brinquedos
- Sacos, sacolas e saquinhos de leite
- Isopor
- Metais: molas e latas
- Esquadrias e molduras de quadros