Mundo
Cola armadilhas para pássaros: Macron suspende o uso em meio à linha da UE
O presidente francês Emmanuel Macron ordenou aos caçadores no sul da França que parassem com a polêmica prática de capturar pássaros em galhos cobertos de cola.
A suspensão segue um aviso à França da Comissão Europeia de que poderia enfrentar uma ação judicial a nível da UE se a prática continuasse.
A França é incomum na Europa por ainda tolerar o método da cola, usado para pegar tordos e melros.
O método de caça é limitado a cinco regiões ao redor de Marselha e Nice.
A decisão do presidente Macron veio quando ele e a ministra da Transição Ecológica, Barbara Pompili, se encontraram com o chefe do lobby de caça francês, Willy Schraen, no Palácio do Eliseu em Paris na quarta-feira.
Trata-se de uma suspensão da prática para este ano, enquanto se aguarda um parecer jurídico do Tribunal de Justiça Europeu (TJE) sobre o assunto.
Os conservacionistas dizem que o método da cola é não seletivo e cruel, prejudicando não apenas pássaros canoros, mas também outros pássaros, como tordos e chapins.
Diretiva de aves da UE violada
Em julho, a Comissão Europeia – que aplica a legislação da UE – deu à França três meses para tratar de suas preocupações, alertando que o não cumprimento da Diretiva de Aves de 2009 da UE poderia significar um caso no TJCE.
O alerta da Comissão afirma que a França “autorizou vários métodos de captura de aves, como cola para tordos, redes e armadilhas para cotovias e pombos, que não são selectivos e são proibidos pela directiva.
“Os Estados-Membros podem derrogar a certas disposições da directiva, mas apenas em condições estritas que não são cumpridas neste caso, especialmente porque a maioria das espécies capturadas não se encontra em bom estado de conservação.”
A Comissão afirma que pelo menos 32% das espécies de aves da UE não se encontram em bom estado de conservação e, em França, entre as 64 espécies que podem ser caçadas, apenas 20 estão em bom estado de conservação.
Yves Verilhac, representando a BirdLife International na França, disse: “Cerca de 64 espécies podem ser caçadas na França, ao contrário da Holanda, que permite apenas duas. A média da UE é de 30 espécies, tornando a França o país mais tolerante para os caçadores.”
Thierry Coste da Federação Nacional de Caçadores (FNC) disse ao site de notícias Euractiv que os métodos dos caçadores já eram estritamente supervisionados.
“Caçadores capturam tordos para o canto dos pássaros”, disse ele. “Eles seguem regras rígidas, como horários específicos, soltando outras aves e limpando-as”.
bbc news