Brasília
Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta; no DF 72% foram imunizados
Meta da Secretaria de Saúde é vacinar 778.627 pessoas. Veja onde procurar pela vacina, de graça.
A campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (31). No Distrito Federal, a meta da Secretaria de Saúde é imunizar 778.627 pessoas, o que equivale a 90% da população que se enquadra nas regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde (veja abaixo o público-alvo).
Mas até o último levantamento da pasta, feito na última sexta-feira (24), apenas 72,6% do público-alvo havia procurado os postos. Tinham sido imunizadas 572.952 pessoas.
A campanha começou no dia 10 de abril. Ao todo 133 postos atendem ao público do Distrito Federal.
Público-alvo
O público-alvo da campanha é composto por crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto. Também estão incluídos idosos, professores, profissionais da saúde, população de encarcerados, portadores de doenças crônicas, indígenas e, ainda, bombeiros e policiais civis e militares da ativa.
A vacina se destina, ainda, aos adolescentes e jovens com idade entre 12 e 21 anos em medida socioeducativa.
A expectativa é que até o fim da campanha 59,4 milhões de pessoas tomem a vacina, em todo o país. No entanto, até esta segunda-feira (27), 42,5 milhões haviam sido vacinadas, conforme os dados do governo federal. O número equivale a 71,6%.
Vacina contra influenza. — Foto: Reprodução G1
A vacina em 2019
A vacina preparada para 2019 teve alteração em duas das três cepas que a compõem, e protege contra os três subtipos do vírus da gripe, o H1N1, o H3N2 e influenza B, que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, segundo indicação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
De acordo com a área técnica da Secretaria de Saúde, a vacina contra a gripe é segura e reduz as complicações capazes de produzir casos graves da doença.
Segundo a gerente de Imunização da Secretaria de Saúde do DF, Renata Brandão, existem outras medidas preventivas que não servem apenas para a influenza, mas também para todos os vírus respiratórios, mas a vacina é a melhor forma de se evitar a doença.
“É sempre bom manter a etiqueta respiratória: ao tossir, cobrir o nariz e boca com um lenço. É importante descartar esse lenço no lixo e lavar frequentemente as mãos antes de se alimentar. Depois que tossir ou espirrar, lavar as mãos com água e sabão e, se não os tiver, usar álcool gel.”
Apesar de o ministro da Saúde ter anunciado, informalmente, a possibilidade de prorrogar o período de imunização, a Secretaria de Saúde ainda não foi comunicada, de forma oficial. “Enquanto isso, para nós, como área técnica, até o momento, a campanha vai até o dia 31 de maio”, frisou a gerente da Imunização do DF, Renata Brandão.